Rinaldo Junior destaca importância de trabalho dos "amarelinhos"

Aproveitando a presença de um grupo de orientadores de trânsito – os “amarelinhos” – nas galerias do plenário da Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de melhores condições de trabalho para esses profissionais terceirizados que suplementam as atividades dos agentes de trânsito nas ruas do Recife. “É muito importante e louvável reconhecer a importância do trabalho que vem sendo realizado pela categoria, que já conquistou a simpatia e a confiança da população. Mas esses trabalhadores precisam ser reconhecidos também com melhores salários e condições de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16).

Os orientadores de trânsito trabalham nas ruas do Recife desde novembro de 2013. O contrato com a empresa Serttel, que terceiriza os orientadores, encerra-se no dia 11 de novembro. “É uma categoria de trabalhadores muito relevante, que merece ser valorizada não somente pela população. E para uma categoria se sentir valorizada é preciso haver repercussão no bolso de cada trabalhador.  Eu sugiro que, quando a Prefeitura do Recife for renovar o contrato com a empresa Serttel, faça algumas exigências contratuais como o pagamento de risco de vida e de insalubridade”, afirmou o vereador.

Rinaldo Junior lembrou, ainda, que a Câmara Municipal do Recife aprovou a lei número 18.626/19 de sua autoria, já sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, que obriga as empresas prestadoras de serviços terceirizados à administração pública municipal à comprovação mensal das obrigações trabalhistas e previdenciárias dos seus funcionários. “Esse é outro benefício que os "amarelinhos" podem  receber”, disse.

A função dos chamados "amarelinhos" é melhorar a fluidez do trânsito, manter a continuidade do fluxo viário, melhorar a segurança e o apoio aos usuários em vias, agilizar a solução quando da ocorrência de problemas que prejudiquem a fluidez do trânsito e ampliar a presença da gestão de trânsito nos corredores.

 


Em 16.10.2019, ás 16h18.