Rinaldo Junior diz que Frevo precisa de espaço

Dia 9 de fevereiro se comemora o Dia do Frevo, que já tem 112 anos, quando a palavra foi publicada pela primeira vez. O vereador Rinaldo Junior (PRB) ressaltou que teve o privilégio de realizar audiência pública para discutir o tema. Na ocasião, ele substituiu o vereador Ivan Moraes (PSOL), autor do requerimento para realização do encontro, mas que estava afastado por motivo de saúde.

O vereador frisou na tarde desta terça-feira (12), na Câmara do Recife, que pôde observar naquele encontro o quanto o frevo está enfraquecendo. Disse que recebeu, na ocasião, uma carta do Coletivo do Frevo reivindicando espaço, uma vez que é pouco explorado. “Não valorizamos nossa própria cultura, aquilo que temos de positivo”.

Rinaldo Junior aproveitou para sugerir a criação de um corredor do frevo nas prévias carnavalescas, dando lugar e vez às agremiações que poderiam se exibir nos polos, hoje ocupados pelo axé e pelo sertanejo. “Nada contra esses ritmos, mas acho que devemos valorizar nossas orquestras do Alto do Pascoal, Pina e tantas outras. Nosso frevo agoniza a cada dia”.

O vereador lembrou que a Câmara do Recife aprovou uma lei obrigando rádios a tocarem frevo, mas ninguém escuta. A lei, segundo ele, diz que é para tocar durante todo o ano e que ele vai acompanhar no carnaval para verificar como anda a execução do ritmo.

 

Em 12.02.2019 às 18h01.