Rinaldo Júnior pretende ampliar Agências de Emprego no Recife

De acordo com a proposta do vereador Rinaldo Júnior (PRB), o Poder Executivo ampliará para todas as Regiões Político-Administrativas (RPA) do Recife a criação de, pelo menos, um posto de atendimento da Agência de Emprego – SINE (Sistema Nacional de Emprego). A proposição tramita nas Comissões Legislação e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente; Finanças e Orçamento e Direitos Humanos.

Os postos de atendimento da Agência de Emprego - SINE continuarão a ser subordinados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. O atendimento aconteceria de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, nas dependências dos postos de atendimento da Agência de Emprego no Recife.

O projeto de lei 365/2017 considera que caberá aos postos de atendimento da Agência de Emprego efetivar os serviços do SINE. “Como realizar os serviços de intermediação de mão de obra; tirar a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social; habilitar o trabalhador para seguro-desemprego e direcionar os trabalhadores para a qualificação profissional”, ressaltou Rinaldo Júnior.

O vereador justificou que a proposição tem por objetivo facilitar o acesso de milhares de trabalhadores que perderam seus postos de trabalho nos últimos anos, levando em consideração que a cidade do Recife possui uma das mais extensas áreas territoriais de nosso Estado, dificultando muito a busca pelo emprego para quem está desempregado. "A cidade do Recife hoje só dispõe de quatro Agências de Emprego. As Agências de Emprego do Recife / SINE cumprirão papel decisivo na superação desta crise, ajudando a diminuir o desemprego em nosso município".

Ainda segundo o autor da proposta, o Brasil vive um momento de grande crise econômica, em que a manutenção dos postos de trabalho é um dos primeiros aspectos a sentirem os seus efeitos, o que gera muito desemprego. E, quando isso acontece, o processo de recuperação do emprego é um dos últimos a reagir. “No Brasil, chegamos a atingir 13,5 milhões de trabalhadores desempregados, e Pernambuco é o estado que detém a maior taxa de desemprego do Brasil, com 18,8%”, frisou o vereador.

Rinaldo Júnior destacou que no Recife, de 2013 a 2017, o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – mostra que o saldo é negativo em - 72.363, enquanto o da Região Metropolitana do Recife é de - 96.724, o que revela que só a capital pernambucana detém 74,81% deste saldo negativo entre empregados e demitidos. “Em 2017, o Brasil e o estado de Pernambuco começam a apresentar um quadro de reação na geração de empregos; porém o Recife, nos seus primeiros sete meses, apresentou seis meses negativos e só no mês de março ocorreu um saldo positivo. Isso mostra que Recife não apresenta uma reação no mercado de trabalho. Por essas razões, peço o apoio dos meus pares a esta importante iniciativa para a cidade do Recife, motivo pelo qual conto com a aprovação na Casa”, finalizou o parlamentar.

 

Em 15.01.2018 às 10h32.