Rinaldo Junior propõe educação ambiental nas escolas

Estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio da rede pública e privada do Recife terão conteúdo programático de informação e orientação sobre a temática da educação ambiental. Essa é a proposta do PLO 138/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), que já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação da Casa.

De acordo com o projeto, a temática poderá ser abordada nas disciplinas da grade curricular obrigatória que guardem pertinência com o assunto e com o Projeto Político Pedagógico da escola. O conteúdo programático terá ênfase na conscientização para preservação da mata atlântica, dos rios, dos manguezais, da caatinga e da fauna e flora típica do Nordeste brasileiro.

Entres os objetivos da proposta, estão o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos, a garantia de democratização das informações ambientais e o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

“Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. Dessa forma, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente como para a sociedade”, enfatiza o vereador.

Rinaldo Junior justifica ainda que no ambiente escolar, a educação ambiental possui grande importância já que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. “Nessa perspectiva, o aluno é preparado para conhecer temas relacionados, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas. Com isso, ela objetiva a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade”.