Rinaldo Junior relembra ações de liderança da oposição

Fazer uma retrospectiva de seu ano como líder da oposição à Prefeitura na Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Junior (PRB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária. Na ocasião, ele ressaltou que procurou orientar suas ações pela busca do diálogo e pela defesa dos interesses da cidade.

“Venho fazer uma prestação de contas da nossa liderança da oposição. Busquei fazer isso de forma propositiva, de maneira a respeitar e aprender. Defendi, sempre, a independência do Poder Legislativo e os interesses do Recife. Dialoguei e reconheci em diversos momentos o que teve de bom na gestão. Nós nos debruçamos sobre diversos temas, como saúde, educação, servidores, emprego, renda”, afirmou o vereador.

Dentre as ações citadas por Rinaldo Junior em seu pronunciamento, constou o apoio à greve dos médicos realizadas neste ano, além da denúncia, ao Ministério Público, do atraso na entrega da UPA-E do bairro do Ibura, e da realização de audiências públicas para ouvir a população. A cobrança por melhorias no saneamento público e os debates em torno do Plano Diretor e da implantação da Base Nacional Comum Curricular também foram mencionadas pelo líder.

Membro da bancada de oposição, o vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou a importância da oposição para o debate sobre as propostas que afetam o município. “As urnas de 2016 fizeram com que esta Casa tivesse uma oposição pouco numérica, mas em nenhum momento ela baixou a cabeça e deixo de fazer seu papel, que é questionar a Prefeitura sobre suas prioridades e posições. Por melhor que for o gestor, ele deve ter ao seu lado pessoas para apontar equívocos. Isso é um ato de contribuição.”

O líder da bancada de governo, o vereador Eriberto Rafael (PTC), disse ter encontrado uma postura de abertura ao debate em Rinaldo Junior. “Vossa Excelência prezou pelo diálogo. Aqui dentro, estamos para construir, e o diálogo foi uma coisa permanente em todo o momento da sua liderança de oposição. Foi algo feito para o melhor, sem pirotecnia.”

Já o vereador Jayme Asfora (sem partido), que passou a integrar a oposição recentemente, elogiou o equilíbrio do colega no debate parlamentar. “Vossa Excelência sempre foi uma pessoa de diálogo. Sempre foi um vereador atento e atencioso com os colegas. Foi alguém da ponderação e que via que o interesse do Recife tinha que sobressair. Estamos juntos nesse lado.”

Presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, o vereador Aerto Luna (PRP) concordou com os demais parlamentares sobre a condução atual da liderança de oposição. “A cada dia que convivo com Vossa Excelência admiro mais sua capacidade de diálogo e de construir o bom debate. Vossa Excelência colocou os interesses da cidade do Recife em primeiro lugar. Parabéns.”

O vereador Gilberto Alves (PSD), que preside a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, refletiu sobre o papel da oposição para o funcionamento da democracia. “Também fui líder nesta Casa, mas de governo. Sempre acreditei na relação entre governo e oposição quando não se faz oposição à cidade. É assim que funciona em um regime democrático. Todos nós precisamos de oposição e a democracia pressupõe esse debate.”

Em 11.12.2018, às 17h40