Rinaldo Junior ressalta semana de orientação profissional

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife, cria a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), pretende ajudar na profissionalização de jovens. O evento deverá ser realizado todos os anos no mês de novembro para alunos do nono período do ensino fundamental.

O autor da proposta disse na tarde desta segunda-feira (20),  que fez debate sobre o assunto e depois foi procurado por muitas pessoas elogiando a iniciativa e falando da importância da proposta.  Sabe-se que desde a crise econômica, dos últimos quatro anos, há pelo menos 13 milhões de desempregados no país. “A orientação desses alunos que vão sair das escolas e ingressar no mercado de trabalho é fundamental para que eles se posicionem no mercado e encontrem opções”.

O vereador entende que essa semana é um tempo para orientação prática que pode ajudar na busca pelo emprego. Ele afirmou que "o Recife é a capital do desemprego do país". Segundo ele, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostra que a cidade, de janeiro de 2013 a janeiro de 2018, tem um saldo negativo de -74.391, enquanto o da Região Metropolitana de Recife é de -97.534.

Rinaldo Junior frisou que o governador do Estado está propondo o Pacto pelo Emprego, "mas ele prometeu tarifa única de R$ 2,10 e não implantou, também prometeu  dobrar o salário dos professores e não fez. O Pacto pela Vida não deu certo. Prometer emprego é coisa séria, mexe com a expectativa do trabalhador. Estamos acima da média nacional de desemprego”.

 

Em 20.08.2018 às 17h01.