Risco de queda de barreiras será tema de audiência pública

Com a aproximação de um período de chuva mais intenso para a Região Metropolitana do Recife – previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os meses de abril e maio – cresce a preocupação de quem mora próximo a encostas com relação ao perigo de deslizamentos sobre as casas. Para discutir sobre o que está sendo feito pelos órgãos públicos como forma de prevenir esses riscos, a vereadora Aline Mariano (PSDB) convocou para esta terça (22), às 9h, uma audiência pública no plenarinho da Câmara.

Para participar dos debates foram convidados a coordenadora da Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira; presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/PE), José Mário Cavalcanti; secretária de Planejamento Participativo, Eveline Labanca; secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; arquiteto Waldemir Tinoco; e a representante do Ministério Público, promotora Bettina Guedes.

A parlamentar justificou a iniciativa explicando que são vários os fatores de risco que contribuem para os acidentes com barreiras, entre eles, as intervenções humanas, como os desmatamentos, queimadas, produção e deposição inadequada de lixo e poluição do ar. “Esses fatores associados à ocupação desordenada do solo, à pobreza social e à falta de educação ambiental, geram problemas imensuráveis para uma grande parte da população que mora em morros e outras áreas consideradas de risco”. 

Em 21.02.2011, às 12h05