Roberta Jungmann é homenageada pela Câmara
Uma comissão formada pelos vereadores Almir Fernando (PCdoB), Marcos di Bria (PTC), Vera Lopes (PPS), Sérgio Magalhães, João Arraes (PSB), Augusto Carreras (PV), Inácio Neto (PT), Carlos Gueiros (PTB) e Jadeval de Lima (PTN) conduziu a homenageada ao plenário, que estava lotado. Foi recebida sob aplausos. A mesa da solenidade foi composta pelo diretor de Redação do Jornal do Commercio, jornalista Ivanildo Sampaio; o secretário de Turismo do Recife, André Campos; o ex-governador Joaquim Francisco; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Patriota Mota, e o deputado Gustavo Negromonte, que representou a Assembleia Legislativa.
O vereador Sérgio Magalhães, proponente da homenagem, disse no seu discurso de saudação que estava concedendo a láurea a uma das “profissionais de imprensa mais querida e respeitada do Estado”. E acrescentou: “Sinto-me muito à vontade para falar sobre Roberta Jungmann porque a conheço de muito tempo. E gostaria logo de dizer que aqui não se está homenageando apenas a colunista social do Jornal do Commercio, embora ela o seja com muita competência, zelo e brilho. Está se homenageando por toda sua história”. O vereador fez um breve histórico profissional de Roberta Jungamnn e disse que ela fazia jus à homenagem. “Se aqui homenageamos respeitáveis personalidades das mais diferentes áreas de atuação, por que não uma mulher guerreira, de fibra e uma profissional de imprensa do mais alto gabarito?”, questionou.
Após o discurso, o vereador entregou a medalha e o diploma que compõem a comenda. A esposa do parlamentar, Maria Moura, juntamente com a garota Fernanda Caroline, paciente da Associação de Assistência à Criança Deficiente, AACD, entregaram à jornalista um ramalhete de flores. Em seguida, Roberta fez um discurso marcado pela gratidão. “É impossível escapar ao lugar-comum de expressar a minha mais profunda gratidão e o meu orgulho em receber, neste momento, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife. A homenagem partiu da generosidade do vereador Sérgio Magalhães, a quem agradeço a distinção. É um dos mais atuantes e combativos representantes desta casa”, observou. Ela relembrou passagens de sua vida profissional e agradeceu o apoio que sempre recebeu da família, da direção do jornal, aos que a ajudaram na carreira, saudou colegas e principalmente os colunistas sociais do Diario e da Folha de Pernambuco.
Ela finalizou o discurso reproduzindo um trecho de crônica do jornalista José Carlos Oliveira, publicada no Jornal do Brasil, há quase meio século e que, em seu entender, continua atual: “O jornalismo é a atividade intelectual mais difícil que existe, porque nela tudo parece fácil. É também a única profissão que exige, antes de mais nada, um grande amor à liberdade e a todos os riscos que um tal amor implica. É preciso ter vocação, porque de outro modo enriqueceremos; é preciso ter uma vontade de ferro para resistir às tentações que nenhum trabalhador conhece”, afirmou.
A jornalista Roberta Jungmann é recifense, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua carreira ainda como estudante e, pela sua competência, já exercia o cargo de repórter na extinta TV Tropical, hoje denominada TV Pernambuco. Foi também repórter da TV Manchete e TV Jornal. Em 1997, ingressou no Jornal do Commercio para atuar como assistente da coluna Dia a Dia, comandada pelo jornalista Orismar Rodrigues, já falecido. Em 1999, assumiu o cargo de assessora de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, cargo que ocupa até hoje. Em 2007, passou a comandar a Coluna Dia a Dia e em 2009, a acumular a coluna com o blog Social 1, no JC Online. Roberta Jungmann já foi agraciada com a Medalha do Mérito Joaquim Nunes Machado, no grau prata do TRE – PE, em 2004, e foi eleita em 2008 destaque de jornalismo do prêmio Tacaruna Mulher.
Em 22.09.2011, às 17h35.