Rodrigo Coutinho comenta audiência sobre acidentes com motociclistas

Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas têm preocupado o vereador Rodrigo Coutinho (SD), que realizou na última terça-feira (12) uma audiência pública para discutir o tema. Durante a reunião plenária desta quarta-feira (13), o parlamentar subiu à tribuna para voltar a tratar do assunto e repercutir dados levantados durante o debate.

Segundo Rodrigo Coutinho, na audiência diversas autoridades e especialistas refletiram sobre os impactos dos acidentes para o estado. “Debatemos as causas e os reflexos dos acidentes de trânsito, bem como a busca por soluções. Recebi dados chocantes: os acidentes com motociclistas resultam em 50% das internações da UTI do Hospital da Restauração. Os outros doentes, que têm doenças que não se pode prever, ficam nos corredores dos hospitais. Em Pernambuco, os acidentes custaram aos cofres públicos R$ 1,1 bilhão. Recife é a oitava cidae com o maior número de pagamento de indenizações por acidentes. Quantas creches e hospitais não poderiam ter sido beneficiados se essa situação fosse amenizada?”

O vereador destacou a necessidade de campanhas educativas e de um esforço do Poder Legislativo para a causa. “É importante levar isso para as escolas e formar futuros condutores mais conscientes. Quero trazer esse importante debate para o plenário para que juntos possamos fazer com que esses números melhorem e tenhamos um trânsito mais seguro, além de uma melhor saúde para a população.”

Em um aparte, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) afirmou que nem todos os condutores de motocicletas adotam condutas de risco. Ele cobrou, também, um maior investimento em campanhas de conscientização para o trânsito seguro. “Há motoqueiros e motociclistas. Essa quantidade elevada de acidentes existe porque tem irresponsáveis que prejudicam o trânsito. Já o motociclista é um cidadão pacato, que anda sempre de forma responsável.  Com o programa da Lei Seca, houve uma grande diminuição de acidentes. Mas é preciso que haja mais campanhas educativas.”

O vereador Renato Antunes (PSC) também pediu ações educativas e se colocou à disposição para lutar por menores índices de acidentes de trânsito. “Conte com o nosso apoio para essa causa, que é de toda a cidade. O que nós gastamos hoje com saúde poderíamos gastar de forma melhor com planejamento e prevenção. O governo tem que fazer sua parte com a melhoria do asfalto e da sinalização. Mas as pessoas precisam ter, também, mais prudência no trânsito. É preciso levar conscientização para os nossos jovens nas escolas. Os nossos hospitais estão cheios de acidentados e não damos respostas.”

Em 13.06.2018, às 11h58