Rodrigo Coutinho defende incentivo ao esporte universitário

Defender o fomento ao esporte universitário no país. O vereador Rodrigo Coutinho (SDD) subiu à tribuna da Câmara do Recife desta quarta-feira (04), durante a reunião plenária. Ao plenário da Casa de José Mariano, o parlamentar afirmou que atualmente trabalha na discussão de um pré-projeto sobre o tema com lideranças federais.

Rodrigo Coutinho afirmou que, apesar de apresentar bons resultados, o esporte universitário ainda é pouco incentivado no país. De acordo com ele, metade das medalhas olímpicas brasileiras dos Jogos de 2016 foram alcançadas por atletas com experiências no esporte universitário. “Segundo Confederação Brasileira do Desporto Universitário, somente 30% das mais de duas mil instituições de ensino superior do Brasil se envolvem nas competições anuais. Os torneios dão aos atletas bagagem. A NCAA, que organiza essas competições nos Estados Unidos, faturou U$ 913 milhões no ano fiscal de 2016. Isso representa R$ 2,1 bilhões. É um montante que, guardadas as devidas proporções, poderia estar ocorrendo aqui no Brasil.”

Para o vereador, é preciso abrir espaço para mais modalidades desportivas na estrutura de incentivo do país. Ele sugeriu, ainda, que o estímulo ao esporte contasse para classificar instituições superiores que participam de programas de incentivo. “Se destacássemos ao menos 10% do que se dá ao futebol e incentivássemos os esportes universitários, o Brasil poderia formar mais atletas. Poderíamos ter o esporte universitário como um grau qualificador para as nossas políticas de financiamento ao ensino superior. Quero deixar esse recado: necessitamos fomentar o esporte universitário no Recife, em Pernambuco e no Brasil.”

Em 04.07.2018, às 12h44