Rodrigo Coutinho discute resultados do Pan e política esportiva
Rodrigo Coutinho argumentou que é preciso avançar no incentivo ao esporte universitário para atingir resultados ainda melhores. “Nos Estados Unidos, que ocupou a primeira posição, há diversas ligas que defendem o esportista universitário. Tive a oportunidade de apresentar ao então ministro do Esporte, Aldo Rebêlo, um projeto que visa incentivar o esporte universitário nas instituições privadas, junto aos financiamentos, como um grau qualificador dos alunos.”
O parlamentar defendeu uma maior diversificação dos investimentos no esporte. “Que sejamos o país do futebol, mas também o do judô, do atletismo, do hipismo. É de extrema importância que a gente cobre dos governos Federal, Estadual e Municipal. Nossos atletas precisam ter um investimento para que possam praticar com infraestrutura e dignidade.”
Na reunião plenária, a Câmara aprovou um voto de aplausos de iniciativa de Rodrigo Coutinho ao cavaleiro maranhense Márlon Zanotelli pelos resultados alcançados na competição hípica dos Jogos. O vereador ainda destacou a presença de militares entre os competidores brasileiros. “Em 2011, no Pan-Americano do México, tínhamos 73 militares. Em 2019, obtendo a segunda colocação, tivemos 173 militares. Esse é o exemplo da participação das Forças Armadas no esporte.”
Em um aparte, o vereador André Régis (PSDB) fez críticas à gestão municipal do setor. “Estamos tratando aqui de esportes no parlamento de uma cidade que o negligencia. O nosso Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães está fechado desde 2012. E não podemos ter nenhuma expectativa de que vai surgir um atleta da rede pública de ensino. Não existem quadras. As crianças não têm sequer área de circulação para brincar.”
Em 13.08.2019, às 17h45