Rodrigo Coutinho fala sobre medidas para conter óleo nas praias

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) comentou na tarde desta terça-feira (22), na Câmara do Recife, que acompanhou a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à capital pernambucana pela manhã e afirmou que foi possível esclarecer pontos discutidos na Casa, pelos vereadores, sobre o desastre ambiental que atinge praias nordestinas. Segundo o parlamentar, o ministro afirmou que "já tem estudos técnicos que apontam que o óleo é venezuelano, mas ainda não se sabe de onde está vindo esse óleo".

Outro ponto que ele chamou a atenção, foi quanto à quantidade do produto. "Ouvi pessoas dizerem que pela quantidade de óleo, seria necessário ter naufragado cem navios. Mas essa informação não corresponde à realidade. O que tem óleo no litoral nordestino se aproxima  de 900 toneladas e um navio cabe de 800 a 1.200 toneladas", afirmou.

O vereador ressaltou ainda que são mais de  15 pontos contaminados  em Pernambuco. "Vizinho à praia de Boa Viagem, na praia do Paiva teve manchas de óleo, que foram contidas pelo trabalho de voluntários. É importante ver essa mobilização".  Ele disse também que diversas empresas estão colaborando com a causa, como uma empresa de turismo,  que tem disponibilizado ônibus para transportar  voluntários. “Toda essa movimentação de voluntários já era esperada.  Acredito que esta é a postura dos pernambucanos:  de resolver o problema e combater a situação".

Rodrigo Coutinho salientou que esse tema não deve ser politizado, "não se pode trazer esse tema e colocar no colo do governo federal, estadual ou municipal. A gente precisa unir forças em todas as esferas e com toda a população que tenha interesse de ajudar".

 

Em 22.10.2019 às 17h08.