Rodrigo Coutinho pede análise da CTTU para Faixa Azul da Zona Sul

Autor do requerimento 509/18, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) avalia pertinente a discussão levantada pelo colega Marco Aurélio (PRTB), acerca da criação da Faixa Azul exclusiva para ônibus, na Avenida Antônio de Góes, no Pina. Ele solicitou à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) que reavalie a implantação daquela Faixa. Ressaltou que é favorável à criação do equipamento na melhoria do trânsito.

O vereador alertou que a Faixa Azul naquela área não está funcionando e por isso pediu ao órgão de trânsito "que se pronuncie, ou venha até a esta Casa para prestar esclarecimentos". Com o equipamento, o transporte coletivo está ocupando duas das cinco faixas. Wanderson Florêncio (PSC) acha que o assunto mexe com todos que podem se beneficiar de um trânsito melhor. Disse ainda que os parlamentares trazem assuntos que afligem a cidade e lembrou ainda que é a favor do transporte coletivo, mas que não se pode esquecer dos carros. Citou a Via Mangue que é exclusiva para automóveis particulares. “Sugiro que se estimulem as caronas como forma de aliviar o trânsito e melhorar a mobilidade”.

Marco Aurélio (PRTB) disse que "travaram a zona sul por uma decisão de uma só pessoa. O fato dos parlamentares apontarem uma coisa ali outra acolá, não quer dizer que somos oposição. Sou da base do governo, mas naquela área a Faixa Azul não está funcionando”. Já André Régis (PSDB) analisou que é preciso estudar e planejar as mudanças, a exemplo da sincronização dos semáforos. Lembrou da Via Mangue que há pouco tempo foi colocado um semáforo no meio do túnel, e tiveram de retirar, "pela falta de planejamento. Essa e outras coisas aconteceram por falta de estudos adequados.  E a ausência de estudo leva à improvisação”.

 

Em 26.02.2018 às 18h10.