Rodrigo Coutinho pede estudo de substituição de semáforos por giradores

Uma solução de baixo custo para organizar o tráfego de veículos em cruzamentos de grande fluxo. É isso que promete o girador – também conhecido como giradouro, rotatória ou rótula –, uma alternativa ao semáforo que se utiliza de uma estrutura urbana circular. A implementação de giradores na capital pernambucana foi sugerida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1). Ele apresentou um requerimento de análise técnica de viabilidade à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O parlamentar relatou ter percebido a substituição de semáforos por giradores em Petrolina, durante uma visita à cidade do semiárido pernambucano. “Esse é um tema de suma importância. Acredito que pode funcionar no Recife. Não nos grandes corredores, mas sobretudo em bairros em que existem semáforos. O girador pode fazer o trânsito ficar mais fluido. Esperamos que a CTTU responda a esse nosso requerimento.”

Rodrigo Coutinho fez questão de ressaltar que a opção por giradores não pode acontecer sem que se faça uma campanha de conscientização dos condutores. “Para conseguir implementar esse sistema, é preciso fazer em paralelo uma educação intensiva para que os motoristas respeitem as placas de ‘Pare’ e deem prioridade a quem já está fazendo o giro.”

Em um aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) também afirmou ser necessário conscientizar a população. “A ideia é importante e inteligente. Se isso acontecesse, seria muito bom para o nosso trânsito. Mas, na experiência que tenho com os giradores da nossa cidade, os motoristas infelizmente não respeitam. Parecem não ter conhecimento de quem tem a prioridade. Seria preciso haver um grande trabalho de educação.”

Em 01.07.2019, às 16h58