Rodrigo Coutinho repercute ação de limpeza no rio Capibaribe

Um mutirão de voluntários que se reúne para defender o rio Capibaribe, um dos símbolos naturais do Recife. Esse é o Pró-Capibaribe, que realizou no último sábado (9) uma ação de limpeza que partiu da Ilha de Deus, localizada às margens do curso d’água, até o encontro com o rio Beberibe. A iniciativa foi tema de um discurso do vereador Rodrigo Coutinho (SD), na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11).

“Reunimos cerca de 50 voluntários e saímos da Ilha de Deus, que vem passando por um momento muito difícil, sobretudo para suas marisqueiras e pescadores, porque as pessoas não estão comprando essas mercadorias devido ao óleo que vem abalando nossas praias”, contou o parlamentar. “Fomos à praia do Cachorro, que é o encontro entre o Capibaribe e o Beberibe. Recolhemos cerca de uma tonelada de plástico, lixo, restos de TV, de banco de carro. A gente já conseguiu, em quatro edições do Pró-Capibaribe, recolher mais de 3,2 toneladas de lixo e entulho. É um número muito grande. Isso só foi possível porque pudemos contar com tantas pessoas que se preocupam com o rio.”

Rodrigo Coutinho defendeu políticas que reintegrem o rio Capibaribe ao Recife como um atrativo de lazer e turismo. “O Capibaribe tem jeito, sim. Por que não fazer como outras cidades, em que as pessoas podem aproveitar o rio? Temos que fazer essa análise.”

Além dos voluntários, também deram suporte à ação a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife e o Corpo de Bombeiros. "Foi possível contar com a parceria da Emlurb, que nos enviou um ecobarco para dar apoio à operação de limpeza. O Corpo de Bombeiros nos concedeu uma viatura e dois representantes para prestar segurança aos voluntários.”

Em 11.11.2019, às 18h12

registrado em: rodrigo coutinho