Rogério de Lucca propõe mudança em nome da Rua do Bom Jesus

O vereador Rogério de Lucca (PSL) deu entrada no projeto de lei nº 401/2017 que propõe a mudança no nome da Rua do Bom Jesus, localizada no Bairro do Recife. Ela voltaria a ser chamada “Rua dos Judeus”, uma denominação recebida durante do domínio holandês, quando era a via predileta dos israelitas. Quando eles deixaram Pernambuco, a rua foi denominada “Rua da Cruz”. Apenas em 1870 ganhou o nome de Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Nos séculos XVI e XVII, durante o período da Inquisição, muitos judeus decidiram atravessar o oceano em busca de paz e de liberdade de culto. Chegaram ao Nordeste do Brasil e tiveram importante papel no início da ocupação portuguesa, se inserindo especialmente, na produção e comércio do açúcar. Para o autor, a proposição é uma forma de homenagear a trajetória dos judeus no Brasil e no Recife.  “Por mérito e por justiça, deve-se restabelecer o antigo nome desse logradouro. A fim de toda a população local, turistas e visitantes provenientes de todas as partes do mundo conheçam um pouco da História e da trajetória da comunidade judaica sefardita, viva e atuante no Recife”.

Na rua também foi construída a Primeira Sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel. Para de Lucca, a construção faz do local o próprio berço do judaísmo no Novo Continente. “Assim, é de grande relevância poder ter de volta esse importante logradouro, a Rua dos Judeus. Os usos, os costumes, as vivências e as ricas e diversas tradições da comunidade judaica sefardita de Pernambuco, nela reacendidos e tornados a florescer, como e enquanto parte de uma valorização e de uma grande homenagem à história da primeira comunidade dos judeus nas Américas. E, sobretudo, à atual história da nossa comunidade, aos Judeus que vieram aqui construir os seus sonhos de progresso e de liberdade”, defendeu o autor.

A matéria foi lida em plenário e será distribuída nas Comissões da Casa após o recesso parlamentar.

Em 16.01.2017, às 11h.