Rogério de Lucca questiona resultado de pesquisas eleitorais

O vereador Rogério de Lucca (PSL) alertou para os perigos de se acreditar, sem questionamentos, nos resultados das pesquisas de opinião que estão sendo divulgados nas mídias sociais nesta última semana que antecede as eleições de sete de outubro. “Os resultados são contraditórios , pois em muitas dessas pesquisas os índices de aceitação e de rejeição dos candidatos não fecham. Estamos sendo abastecidos com muitas informações de pesquisas, mas é preciso questionar esses possíveis resultados”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira, (2).

Rogério de Lucca fez o alerta depois de ter recebido, pelo whatsapp, o resultado de uma pesquisa que lhe pareceu “fakenews”. O vereador não questionou o idoneidade do instituto, nem apresentou os números exatos do levantamento. “O que posso dizer é que a informação que foi repassada chama a atenção porque o candidato Jair Bolsonaro continua disparado na liderança, mas o segundo lugar é ocupado por Ciro Gomes e só abaixo, no terceiro lugar, está o candidato Haddad. No entanto, a rejeição de todos é alta”, afirmou.

Para o vereador, antes de o eleitor considerar uma pesquisa, é preciso levar em consideração que o resultado varia de acordo com o local onde os questionários foram aplicados. “Dessa forma, se a pesquisa sobre o pleito presidencial for realizada apenas nas regiões Norte e Nordeste, é claro que será diferente daquele que for aplicado em todo o País”, disse. Como exemplo  do universo de uma pesquisa, Rogério de Lucca disse que se o levantamento for realizado no espaço do Parque 13 de Maio, onde o Poder Legislativo municipal está instalado, a tendência é de que os pesquisados “saibam que neste prédio funciona a Câmara”.


Em 02.10.2019=8, às 16h10.