Romerinho Jatobá concede Título de Cidadão para Fred Oliveira

Ele foi vereador do Recife, presidiu a Casa de José Mariano por duas vezes. Também foi chefe de gabinete nos Governos Estaduais de Moura Cavalcanti e Roberto Magalhães. Presidente da Federação Pernambucana de Futebol e do Clube Náutico Capibaribe. Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura e agora está à frente da Assessoria Especial do Gabinete do Prefeito. É de Limoeiro, Zona da Mata Norte do Estado. Por tudo isso merecedor do Título de Cidadão Recifense, no entender do vereador Romerinho Jatobá (PROS), autor da proposta. Um homenageado que juntou personalidades como o prefeito Geraldo Julio, senador Jarbas Vasconcelos, ex-governador e ex-prefeito Joaquim Francisco, ex-governador Roberto Magalhães, inúmeros secretários, deputados estaduais, vereadores, além de empresários e sociedade em geral. Uma Cerimônia prestigiada que reuniu o PIB político do Estado e da cidade.

Romerinho Jatobá disse que o prestígio da reunião não era para ele, mas para Fred Oliveira, com quem mantém amizade de berço – os pais do vereador são amigos da família. “Trata-se de uma louvação a quem merece ser louvado. É um resgate de um débito que temos com um dos maiores amantes  e defensores do Recife”. Fred Oliveira é de Limoeiro e sempre revisitou seu lugar de origem, mas a inquietude é uma marca na vida dele.

O autor da proposta lembrou a trajetória de sucesso do homenageado à frente dos três grandes times de futebol que o levou a dirigir a Federação Pernambucana. “Fred levou nosso futebol ao cenário nacional e à primeira divisão. Sem contar que transformou o Recife na casa da seleção tetracampeã. Ele é um exemplo a ser seguido por todos os parlamentares dessa Casa. Você sempre foi cidadão recifense, mas agora é de direito”.

Fred Oliveira agradeceu aos companheiros de trajetória afirmando que esse título é muito honroso. De um jeito engraçado contou muitas histórias, a exemplo de como os pais se conheceram em uma partida de futebol: a mãe disse que só namorava o pai se ele fizesse gol, fez logo dois. Disse que Limoeiro era próspero, mas seus pais se mudaram para o Recife e ele passou a infância, uma das melhores do mundo, no bairro da Madalena, onde conheceu a esposa com quem vive há quarenta anos com filhos e netos. “Foi meu irmão quem me abriu todas as portas e na Católica (Unicap), aprendi a fazer política”.

Fred Oliveira não se furtou a falar sobre a trajetória dele. Disse que foi delegado, vereador por dezesseis anos, nessa Casa do povo, uma verdadeira usina de leis e aonde se trava o bom debate. “Presidi esta Casa quando Jarbas Vasconcelos era prefeito, e depois Roberto Magalhães. Não posso esquecer Gustavo Krause autor da melhor lei orgânica que a cidade já viu. Pendurei as chuteiras, mas Eduardo Campos, de saudosa memória, me intimou a voltar e assumir a coordenação da campanha de Geraldo Julio, com que estou há sete anos. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe moderna e unida. Obrigado a todos”.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), disse que Fred Oliveira sempre marcou essa Casa. “É difícil falar sobre ele em virtude de suas muitas qualidades. Ele nos inspira a trabalhar cada vez mais para melhorar e tornar nossa cidade mais humana”.

 

Em 09.08.2019, às 12h01

registrado em: romerinho jatobá