Romildo Gomes entrega medalha ao general Gomes de Mattos

Com o argumento de que o pernambucano reconhece os relevantes trabalhos executados pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sobretudo na atuação da brigada no socorro às vítimas das enchentes ocorridas no ano passado na Zona da Mata do Estado, o vereador Romildo Gomes (PSD) entregou nesta sexta-feira, 17, a mais alta comanda do legislativo recifense ao general de brigada Geraldo Gomes de Mattos Filho. Ele é o comandante da corporação, sediada no Recife. “Hoje é um dia especial para todos que fazem a Casa de José Mariano e eu tenho a grata satisfação e uma grande honra em saudar o general de Divisão, que recebe, merecidamente, a Medalha do Mérito José Mariano”, disse.

A solenidade contou com a presença de oficiais e suboficiais do Exército,  além de amigos e familiares do homenageado. Começou às 10h40, com a presidência do vereador Eduardo Marques (PTB). O vereador Romildo Gomes e a assessora de relações públicas da Câmara Municipal do Recife, Ana Torti, trouxeram o homenageado ao plenário da Câmara Municipal do Recife e a banda de música do Comando Militar do Nordeste executou o Hino Nacional. A mesa foi formada pelo ex-governador Roberto Magalhães; general de Divisão Nilson Caldas; presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque; comandante da Escola Aprendizes Marinheiros Marcelo Campbell e o historiador Carlos Bezerra Cavalcanti.

Em seu discurso, o vereador Romildo Gomes fez um histórico do general Gomes de Mattos, recifense que ingressou no Colégio Militar aos 12 anos.  Entrou no Exército como aluno da Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas (SP), e fez a Academia Militar das Agulhas Negras, onde graduou-se como bacharel de Ciências Militares. Saiu de lá promovido a aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia. Desde então, realizou todos os cursos militares. Ele é mestre em Aplicações Militares e doutor em Planejamento Militar.

Romildo Gomes reassaltou que, ao longo de sua carreira no Exército Brasileiro, o general Gomes de Mattos foi consolidando e aprimorando suas experiências adquiridas no cumprimento de missões específicas em unidades de artilharia as mais diversas. Em 31 de março de 2007, foi promovido a general de brigada e comandou a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército. Ele também foi agraciado com várias condecorações nacionais, estrangeiras e estaduais, entre as quais a medalha de 40 anos de serviço, a do Mérito Militar no grau de grande oficial, a do Mérito Naval, a do Mérito Aeronáutico, no grau comendador, além das medalhas do Pacificador, do Mérito Tamandaré, Santos Dumont, a medalha do Serviço Meritório do Exército dos EUA entre outras.

“A vida militar do nosso homenageado, apesar de ser filho do Recife, foi em parte vivida em outros estados, porém, ele nunca esqueceu sua formação no Colégio Militar do Recife, bem como sua adolescência vivida nesta cidade e sempre sonhou em poder prestar seus serviços a esta Veneza brasileira”, disse o vereador. Ele relembrou as chuvas ocorridas na Zona da Mata de Pernambuco, quando a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou “um grande trabalho para o Recife e várias cidades que foram atingidas pelas chuvas que desabrigaram inúmeras famílias. “O nosso general não mediu esforços para minimizar o sofrimento do povo e junto a sua brigada se responsabilizou na distribuição dos alimentos adquiridos pelas redes sociais, militares e públicos”, disse. Em seguida, afirmou que “esta Casa de José Mariano, orgulha-se em outorgar-lhe esta medalha, reconhecendo sua perseverança e sua bravura em defesa de nossa pátria. Eu me envaideço em ser o idealizador desta honraria, que teve a aprovação de todos os meus pares, provando assim o quanto você é merecedor de receber a medalha do Mérito de José Mariano”, afirmou.

O general disse que tinha orgulho de receber a comenda, “primeiro porque ela tem o nome de José Mariano e segundo porque ela representa um reconhecimento ao Exército Brasileiro, pelo trabalho que realiza em favor da sociedade”. Ele também fez um resumo do histórico de José Mariano, que se empenhou em lutas libertárias sobretudo o abolicionismo e também é considerado o primeiro prefeito eleito do Recife.  Também relembrou a trajetória de Romildo Gomes, que tem nove mandatos consecutivos de vereador, totalizando quase 40 anos na Câmara Municipal do Recife, tendo assumido diversos cargos no legislativo municipal. “Esta comenda é outorgada a pessoas que tem serviços prestados à sociedade, mas não fiz o meu trabalho sozinho. Devo-o a uma equipe”, afirmou. Em seguida, fez diversos agradecimentos a pessoas que o acompanharam em sua trajetória.



Em 17.08.2012, às 11h45.