Romildo Gomes fala sobre dificuldades no trânsito

O vereador Romildo Gomes (DEM) disse, na reunião ordinária de hoje, que o recifense rejeita a opção de se deslocar em ônibus coletivo, deixando o carro particular em casa, porque ainda não está devidamente consciente da importância desse gesto e porque o transporte público é de má qualidade. Ele chegou a esta conclusão com base no resultado pífio da campanha do Dia Mundial Sem Carro, comemorado na última quinta-feira.

“A campanha começou na França e chegou ao Brasil em 2001.  Mas, ela não aconteceu no Recife. O Diário de Pernambuco chegou a fazer um apelo à população, mas no dia seguinte ao da campanha, deu em manchete que ela não funcionou”, lamentou o vereador. O jornal, segundo ele, chegou a publicar dados preocupantes: um carro polui 17 vezes mais que um ônibus e uma motocicleta, 3 vezes mais. “No engarrafamento, o usuário de automóvel perde 360 horas por ano, ou 15 dias”, ressaltou.

Mesmo com a perda de tempo, as pessoas ainda assim preferem andar em seus carros a andar de ônibus. “O transporte público não oferece conforto, nem regularidade de horários”, observou. Romildo Gomes também abordou a lentidão do trânsito do Recife e disse que um dos agravantes é o descumprimento das leis. “Queria fazer um apelo ao prefeito João da Costa e servidores municipais para aplicar a lei de cargas e descargas. Isso já ajudaria bastante”, disse.



Em 27.09.2011, às 16h30.