Romildo Gomes faz homenagem ao escritor Geneton Barbosa

O vereador Romildo Gomes (PSD) homenageou o escritor Geneton Barbosa, 81 anos, que escreveu o livro intitulado “Filosofia de Vida”, lançado no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 4. Na obra, o autor enaltece Deus, fala do tempo, do ser humano, das lembranças, do pensamento, do trabalho, da vaidade, do espírito, do amor à família e de sua companheira Geralda, com quem teve oito filhos. “No seu livro, Geneton demonstra toda sua sensibilidade ao expressar seus sentimentos, mostrando assim que a falta de estudos não lhe tirou o dom filosófico que tranformou em poemas”, disse o vereador em seu discurso.

Parentes e amigos compareceram à reunião, lotando o plenarinho. A mesa foi composta pelo vereador, pelo homenageado e seu irmão Isaque Barbosa Veiga, além do empresário Elias Kater e do vereador do município de Casinhas, Walter Borges. Geneton Barbosa da Veiga nasceu no município de Casinhas, no Agreste, e veio adulto para o Recife. É filho de Maria Amália Barbosa Veiga e de Manuel Veiga de Lira e Silva. Ao completar 80 anos de idade, Geneton finalizou “Filosofia de Vida”, uma autobiografia escrita em verso e prosa. O livro narra muitas das dificuldades enfrentadas na vida pelo autor.

Em seu relato poético, Geneton conta que optou por ficar durante muitos anos em Casinhas, ajudando o pai, proprietário de uma padaria. Carregava lenha para os fornos da padaria e trabalhava na agricultura, enquanto seus irmãos resolveram estudar no Recife e se formar. A escola, para Geneton, ficou em segundo plano. Mas isso não impediu que ele, na idade adulta, viesse a se interessar por poesia.

“Geneton veio para o Recife em 1975 e fixou residência no bairro de Beberibe, onde morou por 19 anos. Hoje, continua trabalhando, sempre com a mesma alegria de viver. O que mais surpreende a família e os amigos de Geneton é a sua inteligência, com um dom divino de poeta, mesmo sem ter o curos primário, porém, com veia poética, filosofando a vida, em toda sua plenitude”, disse o vereador. “Não precisamos aqui falar das necessidades e dificuldades passadas por Geneton, mas podemos falar de sua força de vontade, do seu trabalho, do seu caráter, de sua resposnabilidade e no amor que dispensou a sua esposa, dona Geralda e aos filhos”, complementou.

Romildo Gomes Neto, filho do vereador,foi chamadao para entregar uma placa de bronze ao homenageado. Geneton fez questão de recebê-la ao lado da esposa, que assistiu emocionado à reunião.“Agradeço a Deus por ter me permitido chegar até este momento de alegria e satisfação. Agradeço também aos vereadores, que aprovaram esta homenagem, em especial a Romildo Gomes”, disse o escritor. O irmão dele, Humberto da Veiga Lira, fez um discurso de improviso, emocionado, lembrando passagens da infãncia. “Muito obrigado, Geneton, por ter sido um pilar para todos nós. Você fez sacrifícios e foi um sustentáculo para todos, ajudando os irmãos”, disse.

Em seguida, a professora Maria Cecília Ferreira Gomes, esposa do vereador Romildo Gomes Filho, fez um discurso ressaltando a história de vida de Geneton. “Seus irmãos são doutores, pois todos se formaram. Mas é Geneton quem recebe homenagem da Câmara Municipal do Recife. E não os doutores. Afinal, foi Geneton quem acumulou conhecimento e sabedoria na escola da vida. E soube  transformar tudo o que viveu em poesia”, afirmou. Ela finalizou suas palavras declamando um poema do escritor.

 

 

Em 04.05.2012, 12h05.