Romildo Gomes assume cargo de vereador

O primeiro vereador eleito pelo PSD, o empresário Romildo José Ferreira Gomes Neto, 39 anos, tomou posse na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 12. O legislativo municipal já teve outros vereadores do partido, mas eles já estavam no cargo quando a agremiação política foi criada. “Tenho a responsabilidade de representar o povo do Recife e pretendo ajudar o prefeito Geraldo Júlio, sobretudo nas questões que digam respeito à mobilidade urbana, educação e saúde. Não quero ser diferente dos outros, mas também não serei apenas mais um”, ressaltou o novo vereador.

Romildo Gomes sublinhou que, além de representar o povo, outra grande responsabilidade será manter a tradição da família na Câmara Municipal do Recife. “Tenho sobre os meus ombros a responsabilidade de honrar 15 mandatos da minha família”, afirmou. Ele é filho do ex-vereador Romildo Gomes Filho, que teve nove mandatos, iniciados em 1977 e concluídos em 2012; e neto de Romildo José Ferreira Gomes, que teve outros seis mandatos, a partir de 1947. Esta foi a primeira vez, na história da Casa de José Mariano, que uma família elege um membro da terceira geração para o cargo de vereador.

A posse, no plenário da Câmara do Recife, durou cerca de uma hora, tendo iniciado às 11h. Foi prestigiada por políticos, membros da família e amigos do novo vereador. “Este é um momento de alegria para o PSD. Romildo Gomes tem uma longa tradição de política e uma ligação estreita com o povo do Recife, com a camada mais pobre da população e com as comunidades que representa”, observou o secretário das Cidades de Pernambuco, André de Paula, que também é presidente estadual do PSD.

Romildo Gomes foi candidato em 2012 pelo PSD e ficou na segunda suplência da coligação do partido, com 7.077 votos. Assumiu o cargo substituindo Jayme Afora, que foi para a Secretaria da Juventude do Recife. Sempre atuou em política nos bastidores, colaborando na campanha do pai, Romildo Gomes Filho.  A área de atuação do novo vereador é a mesma do pai, Casa Amarela, Beberibe e outros bairros da Zona Norte. Empresário do ramo agropecuário, é recifense, 39 anos, casado com Mona Liza Gomes e tem três filhos.

Na posse, recebeu das mãos do pai o broche de ouro que usava enquanto vereador da Câmara Municipal do Recife.  “É uma satisfação ter o meu filho aqui nesta casa, onde exerci o mandato por 24 anos.Tem a procuração de mais de 7 mil recifenses que votaram nele nas última eleições para trabalhar na Casa de José Mariano. Espero que atenda aos anseios da sociedade, da população mais necessitada, e siga o modelo que foi o seu avô e o meu, que sou seu pai”, disse. Romildo Gomes recebeu o broche e o colocou na lapela do paletó.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB).  Ele destacou que o pai, Moacyr André Gomes, trabalhou com o pai de Romildo Gomes Filho, que foram, ambos, vereadores do Recife. “Os dois foram muito amigos e eu mesmo, posteriormente, tive o prazer de trabalhar com Romildo aqui na Câmara. Hoje, participo desse momento histórico, dando posse ao novo vereador, membro da família”, afirmou. Vicente ressaltou que as duas famílias construíram uma relação “fraterna, sem jogo de interesses, fundamentada no respeito, na militância política de Casa Amarela”.