Romildo Gomes recebe Medalha do Mérito

Despedindo-se da Câmara no ano de 2012, o vereador Romildo Gomes (PSD) recebeu uma homenagem da Casa, hoje (20): a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Legislativo Municipal. A iniciativa partiu do colega Eduardo Marques (PTB), que propôs a homenagem à Comissão Executiva.

A solenidade, realizada no Plenário, foi presidida por Jurandir liberal (PT), e teve a presença dos vereadores Carlos Gueiros (PTB), Gilberto Alves (PTN), Almir Fernando (PCdoB), Priscila Krause (DEM), Jadeval de Lima (PTN), Alfredo Santana (PRB), Estéfano Menudo (PSB), André Ferreira (PMDB), João Arraes (PSB), Gilvan Cavalcante (PSD), Aerto Luna (PRP), Inácio Neto (PSB), Marcos di Bria (PTdoB), Marcos Menezes (DEM), Luiz Eustáquio (PT), Aline Mariano (PSDB),  além de amigos, familiares, autoridades e funcionários da CMR. O General Geraldo Gomes de Mattos, Comandante da 10ª Região Militar; a ex-vereadora Geralda Farias; o empresário Celso Muniz e o presidente estadual do PSD, André de Paula, fizeram parte da Mesa.

Bacharel em Direito, Procurador Judicial da Prefeitura da Cidade do Recife (aposentado), Romildo Gomes possui um currículo marcante dentro da Câmara de Vereadores. Assumiu a Presidência da Casa, Vice Presidência, 1° Secretaria, Liderança do Governo, quatro gestões municipais, além de lideranças Partidárias e fazer parte de várias Comissões: Transporte, Saúde, Jurídica e Orçamento, chegando mesmo a passar por todas as Comissões da CMR.  Romildo Gomes foi Secretário de Abastecimento (de 1983 até 1985), Secretário Extraordinário (1992) e chegou a assumir a Prefeitura Municipal do Recife, tendo em vista a viagem oficial do então prefeito Roberto Magalhães e o Vice-Prefeito Raul Henry, para o exterior. Ao total, foram nove mandatos como vereador.É casado com a educadora Maria Cecília de Miranda Ferreira Gomes, tem quatro filhos e oito netos.

Nas palavras de agradecimento, Eduardo Marques, emocionado, citou durante todo o discurso passagens da Bíblia para homenagear Romildo Gomes “Confesso que não sabia começar o discurso. Falar dele é fácil porque encontramos muitos adjetivos para mostrar a pessoa que ele é, para sua família e amigos. Ontem à noite quando lia a Bíblia, encontrei em Provérbios uma mensagem que merece ser dita nesta homenagem para Romildo: “Filho meu, obedece a orientação do teu pai e não abandones o ensino da tua mãe”, disse. Eduardo Marques ainda recordou o dia que conheceu o colega. “Em 1992, era candidato a vereador no antigo PFL. Desde então, sempre me aconselhou e foi muito fiel e amigo. Romildo Gomes teve nove grandes mandatos, foi autor de vários projetos, requerimentos, pedidos de pavimentações em vários lugares do Recife. Foram muitas ações para a nossa cidade”, falou.

A esposa de Romildo Gomes, Maria Cecília e os funcionários do gabinete também foram ressaltados. “ A presença da esposa em sua vida, Romildo Gomes,  é muito importante, pois ela é uma mulher que soube edificar suas casa e filhos. Parabenizo os assessores do gabinete, pois esta solenidade é uma forma de expressar o quanto eles gostam de Romildo. Sinto-me honrado em ser o autor do requerimento. Vossa Excelência é um homem justo e Deus está preparando uma grande alegria na sua vida.  Parabéns, o senhor é digno de todos os aplausos!”, concluiu Eduardo Marques.

Quebrando o protocolo, a funcionária do gabinete de Romildo Gomes, Rita Vilanova, foi convidada por Jurandir Liberal para discursar. “ Inicio minha palavras citando a frase do especialista em liderança, John Maxwell: “É maravilhoso quando os liderados acreditam em seu líder; mais maravilhoso, ainda , é quando o líder acredita em seus liderados." Rita disse ainda que os demais funcionários não esquecerão do parlamentar. “Expressamos nossa gratidão, ao chefe, amigo, irmão e também dizer, ao nosso pai. Tenho certeza de que a Casa não esquecerá Romildo, sempre honrando compromissos com a cidade do Recife, seus eleitores, com cordialidade, conquistando o respeito e amizade. Sua participação em nossas vidas nos cativou. Agradecemos Eduardo Marques e Jurandir Liberal por permitirem a quebra de protocolo abrindo esse espaço na  Reunião Solene para dizer o quanto o vereador é importante para todos os nós. Que Deus o ilumine e o faça feliz, Romildo Gomes!”.

Após as palavras de Rita, o presidente Jurandir Liberal convidou o também funcionário do gabinete, José Eugênio, para realizar a entrega da Medalha. Romildo Gomes agradeceu a presença de todos na solenidade, além dos assessores do gabinete. “Não poderia nesta oportunidade de deixar de agradecer todos vocês. Não pensava que era tão querido pelos meus pares. Muito obrigado. Devemos sempre elogiar as pessoas em público e corrigi-las em particular. A minha fala neste dia memorável vem perfilada de elogios porque as correções já ocorreram em momentos oportunos. Uma lição que aprendi através das leituras de Augusto Cury”, disse.

O vereador frisou que 2012 representa um ano especial e lembrou com emoção do pai, já falecido. “É neste ano que estou sendo condecorado com a Medalha José Mariano, com muito orgulho. Esta Medalha transcende o indiscutível, é tão significante que precisa ser contemplado para descrever o momento de felicidade. Para mim é motivo de euforia, agradecimento e reconhecimento a todos que participaram desses nove mandatos contribuindo para a concessão deste título. Esta Medalha não pode ser repassada, pois a mim foi outorgada. No entanto peço permissão para dividi-la com o meu heroi e amigo, meu pai”, disse.

Romildo Gomes ainda lembrou o primeiro dia no Plenário do colega Eduardo Marques. “Olhar assustado, preocupação com o novo, às vezes me procurava para aconselhamento. Tentava orientá-lo com a convicção de que você era mais um horizonte que despontava entre nós. Além de tudo, a minha relação com você se assemelha à vivência com nossos pais, por isso que Deus o ilumine!”, frisou.

Ao finalizar seu discurso, Romildo Gomes também agradeceu todos os setores que fazem parte da Câmara. Ele ainda lembrou quando chegou à CMR e de como a deixará, no final de dezembro. “Nos idos de 70, subi os degraus desta Casa trazido por meu pai, assumindo a nova missão e honrar o legado deixado por ele. No dia 31 de dezembro de 2012, descerei os degraus da Câmara com a mesma honra que subi quando ostentava a conquista do meu primeiro mandato. Agora ao descer, ostento a vitória do dever cumprido. Muito obrigado!”.

 

Em 20.12.12 às 13h54.

registrado em: eduardo marques