Samuel Salazar destaca Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a Endometriose

O Recife ganhou, recentemente, o Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a Endometriose. A lei número 18.600/ 2019 , que instituiu a data no calendário de eventos da cidade, é de autoria do vereador Samuel Salazar (sem partido), que destacou a importância do tema e agradeceu ao prefeito a sanção de seu projeto. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (7), ele destacou que o dia 30 de março foi a data escolhida, em referência ao Março Amarelo, mês mundial da conscientização sobre a doença.

“A causa se fortalece muito mais quando estamos todos juntos. Mesmo não sendo protagonista da luta e do movimento, sensibilizo-me com o tema e estou do lado das mulheres”, disse o parlamentar, lembrando que foi procurado em seu gabinete para defender o assunto. De acordo com ele, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que, em todo o mundo, 176 milhões de mulheres sofrem com esse problema. No Brasil são 6,5 milhões de mulheres acometidas. “Apesar de serem muitas as mulheres afetadas, conseguir um diagnóstico ainda é um desafio comum a maior parte delas”.

O parlamentar ressaltou ainda que, em maio deste ano, promoveu uma audiência pública sobre "o reconhecimento da endometriose como problema de saúde pública".  Este, inclusive, é um dos objetivos do Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre a Endometriose, além de promover debates sobre a assistência médica e multidisciplinar que existam e buscar a inclusão do Recife no movimento chamado "Endomarcha Mundial da Endometriose".

Samuel Salazar aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos seus pares ao projeto de lei número 107/ 2019, de sua autoria,  que está em tramitação nas comissões da Casa. A medida obriga o fornecimento do medicamento “Diu Mirena” para as mulheres portadoras de endometriose no Recife.

 

Em 07.08.2019, às 18h16