Samuel Salazar é o novo relator das contas da PCR em 2014

O vereador Samuel Salazar (PRTB) é o novo relator da Comissão Mista da Câmara Municipal para analisar as contas de 2014, da Prefeitura do Recife, que o Tribunal de Contas do Estado avaliou e recomendou serem aprovadas com ressalvas. A escolha do parlamentar, por unanimidade, ocorreu em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (3), quando as comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça, delegaram a ele a tarefa de acompanhar ou discordar do parecer do TCE.

Samuel Salazar, agora, tem um prazo de 15 dias para emitir o seu parecer ao também parecer do TCE. “Eu vou analisar o material que acabo de receber e apresentarei o meu relatório o mais breve possível”, afirmou. O relatório do TCE diz que, naquele ano, houve um repasse a maior do duodécimo à Câmara dos Vereadores, ultrapassando em 0,25% o valor legal permitido. A defesa do prefeito Geraldo Julio alegou que não houve repasse a maior e sim “equívocos nos registros contábeis”.

A Comissão Mista é formada sempre que há contas do Executivo vindas do TCE. Desde que o resultado chegou à Câmara Municipal, o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PSB) citou o prefeito Geraldo Julio, que respondeu por escrito, apresentando a defesa. Pelo Regimento Interno, o presidente dessa comissão específica só pode apresentar Voto de Minerva, no caso de empate na ocasião da votação do relatório. Aerto Luna seria o relator, mas para evitar vício de inconstitucionalidade, promoveu a reunião para escolha do novo relator.

Participaram da reunião da Comissão Mista os vereadores Aerto Luna, Eriberto Rafael (PTC), Alcides Teixeira Neto (PRTB), Samuel Salazar, Amaro Cipriano Maguari (PSB), Davi Muniz (Patri) e Rinaldo Junior (PRB).


Em 03.06.2019, às 17h40.