Secretária executiva Yane Marques apresenta balanço de gestão na Câmara

Secretaria executiva de Esportes do Recife desde 2017, a pentatleta Yane Marques esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira (25) para apresentar os resultados de sua gestão à frente da pasta. A prestação de contas foi feita durante uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa, presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Ao fim do encontro, a parlamentar se mostrou satisfeita com as informações apresentadas por Yane Marques. “Nós nos apoderamos de todas as informações da pasta, ela apresentou os equipamentos que a cidade oferece. Saímos com uma visão macro da Secretaria. Esporte, educação e saúde são ferramentas importantes que precisam estar entrelaçadas, ajudando crianças e adolescentes. E a pasta hoje tem uma visão não só de oferecer qualidade de vida, mas de esporte de rendimento para competição.”

Aos vereadores presentes, a secretária executiva falou sobre a evolução das políticas públicas em esporte do Recife e mostrou as inovações que procurou dar à sua gestão, como o programa Recife Esportes de Rendimento. Além de Ana Lúcia, participaram da reunião os vereadores Hélio Guabiraba (sem partido), que é membro efetivo da comissão, e Rinaldo Junior (PSB).

Yane Marques fez questão de ressaltar, ainda, a participação da Câmara no desenvolvimento do esporte municipal. “Estou aqui para prestar contas do meu trabalho, apresentar o que fizemos, ouvir sugestões, conselhos, críticas e opiniões. Os vereadores, mais do que ninguém, estão prontos para me ajudar. E algumas coisas tiveram a participação efetiva deles, como a nossa Bolsa Atleta e a lei municipal de Incentivo ao Esporte.”

Pareceres – Na mesma tarde, a Comissão de Educação discutiu sete pareceres a projetos que tramitam na Casa de José Mariano – seis deles pela aprovação das matérias. Outros quatro projetos foram distribuídos aos relatores para a emissão de pareceres.

A presidente destacou a aprovação do projeto de lei nº 239/2019, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que obriga a rede de Saúde do município a agendar, em caráter de preferência, consultas médicas nas áreas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia para crianças em fase escolar. “Quando as crianças estão em idade escolar, o professor detecta a dificuldade de aprendizagem. Na maioria das vezes, não conseguimos perceber se essa dificuldade é por conta de uma questão visual ou de audição. Então é importante que tenha essa prioridade nos postos de saúde para termos resultados de aprendizagem eficientes.”

Em 25.09.2019, às 17h49