Secretário da Educação participa de reunião na Câmara

O primeiro de uma série de encontros entre os assessores do prefeito Geraldo Júlio e os vereadores, que o líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), pretende promover, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21, em reunião pública da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O secretário municipal de Educação, Valmar Corrêa de Andrade, participou de uma conversa de quase duas horas com os parlamentares, na Sala das Comissões. “Nesses primeiros 50 dias de trabalho, estamos nos aprofundando nos conhecimentos para entender a complexidade da Secretaria”, afirmou, garantindo que no próximo mês apresentará o planejamento de ações não somente para este ano como para os quatro anos de gestão. “Teremos que fazer uma mudança radical no sistema”, anunciou.

Uma das mudanças já está em curso, segundo o secretário, que é a construção de uma comissão paritária para discutir a implantação do modelo de um terço de aulas-atividade e os problemas da rede municipal, que tem 321 unidades e cerca de 70 mil alunos matriculados. A comissão, cujos membros já foram nomeados, tem oito componentes (dois técnicos da secretaria, dois do Sindicato Municipal da Educação, dois coordenadores e dois diretores de escolas), e vai formatar as aulas-atividade, analisar as demandas coletivas de impacto na rede pública municipal as estratégias de adequação do espaço físico. “Vejo a educação como uma construção coletiva e precisamos repensar o conteúdo programático do ensino. É preciso que nós nos aprofundemos nessas complexidade. É um trabalho que temos que realizar em conjunto. Espero contar com o apoio de todos os vereadores e da Comissão de Educação desta Câmara”, afirmou o secretário.

 A reunião foi presidida pelo vereador André Régis (PSDB) e contou com a presença da vereadora Isabella de Roldão (PDT), vice-presidente da Comissão de Educação; Antônio Luiz Neto, membro efetivo; Aerto Luna (PRP), suplente; Gilberto Alves; Aline Mariano (PSDB), líder da oposição, Michelle Collins (PP) e Luiz Eustáquio (PT). O secretário Valmar Corrêa de Andrade disse que a situação de infraestrutura de diversas escolas municipais é “difícil” e que está realizando uma licitação com empresas para cuidar da questão física dos prédios escolares. Ele também assegurou que está revendo o contrato com os fornecedores da merenda escolar, que prevalece desde a gestão anterior. Anunciou, ainda que pretende chamar, a partir de março, pessoas que foram aprovadas em concursos públicos, para preenchimento de vagas na Secretaria de Educação, mas aguardam nomeação.

Ele avaliou que também há elementos positivos na Secretaria de Educação. “Há coisas boas, na rede municipal, como a qualificação dos professores. Dos 5.700, a grande maioria tem graduação e curso de especialização. Outros 10 têm doutorado e 237 têm mestrado. Apenas 200 têm apenas o magistério”, afirmou.

Após a apresentação do secretário, o presidente da Comissão de Educação, André Régis, disse que “o espírito é de colaboração” e que gostou da postura do novo secretário de não tentar “esconder ou defender o indefensável”, pois “a situação é crítica”. Ele informou que, juntamente com sua equipe, vem percorrendo as escolas municipais, já tendo visitado 13 e que pretende ir a todas as 321 este ano. “Tenho encontrado escolas sem biblioteca, sem espaço de lazer ou para convivência dos professores, além de graves problemas de infraestrutura”, denunciou. Entre essas está a Escola Mundo Esperança, localizada no Sítio dos Pintos. Segundo o vereador André Régis uma barreira ameaça cair sobre o prédio e a rede elétrica é monofásica, o que expõe todos os alunos ao perigo.

O líder do governo na Câmara, Gilberto Alves, disse que as reuniões dos secretários com os vereadores representam “um novo momento do Recife, buscando uma discussão madura, responsável, envolvendo todos os setores”. A líder da oposição, Aline Mariano, elogiou a iniciativa da reunião. “Que bom que esta articulação esteja ocorrendo já agora, no início dos trabalhos. Se não investirmos na educação, não construiremos um bom futuro para essas crianças”, disse. Aerto Luna agradeceu a presença do secretário. “Numa reunião pública não é obrigatória a vinda do secretário, mas a sua presença aqui mostra o quanto esta gestão é preocupada em resolver os problemas da educação e como trata com seriedade a Câmara”, afirmou.

A vice-presidente da Comissão, Isabella de Roldão, elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação de instituir uma comissão paritária para repensar o conteúdo programático e promover as mudanças no setor. “Essa comissão terá olhos críticos para o que vai acontecer nas salas de aula”, adiantou. Antônio Luiz Neto comentou que é saudável o desejo da atual gestão de trabalhar em conjunto no “processo de transformação e repensar os objetivos da rede pública de ensino”.



Em 21.02.2013, às 13h22.