Secretário defende projeto que acaba com tração animal

O secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, defendeu na Câmara Municipal a aprovação do projeto de lei do Executivo 30/2013, que proibe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado, em tramitação nas Comissões permanentes da Casa. Ele considera que a proposta vai trazer mais mobilidade urbana, defende os animais de maus-tratos e vai trazer mais dignidade aos condutores. “Todo pessoal que conduz carroças com animais, na maioria cavalos, será qualificado para outras atividades”.

Rodrigo Vidal veio até à Câmara para defender no plenário a aprovação do projeto e fornecer explicações detalhadas de como vai funcionar. No entanto, foi surpreendido pela falta de energia na quarta-feira 28, em virtude do apagão, e a palestra que daria foi adiada. Ainda assim ele ocupou a tribuna e disse aos vereadores presentes que iria a cada um dos 39 gabinetes explicar a proposta e conversar com todos eles. “Convido a todos a darem um salto civilizatório pela cidade, pelos animais e pelas pessoas que conduzem esses veículos. Visitei diversas cidades que acabaram com esse tipo de veículo com bons resultados. Por isso peço a todos que aprovem o projeto. Os carroceiros terão total apoio para se colocarem no mercado de trabalho”.

Marco Aurélio (PTC) disse que a Casa não faltará com seu voto a este projeto porque sabe como os animais são maltratados, sem contar com a oportunidade que será dada aos corroceiros. Wanderson Florêncio (PSDB), embora sendo da bancada de oposição, disse que essa era uma causa que todos deveriam acatar. “Estou marcando audiência pública para debater a questão dos animais em geral e lhe convido a participar”.

Almir Fernando (PCdoB) ressaltou que espera a volta do secretário para participar da audiência pública que também vai realizar sobre o assunto. Jayme Asfora (PMDB) apelou aos colegas e ao secretário que volte para que a discussão seja ampliada, incluindo a questão dos carroceiros. “É preciso saber que atividades eles vão exercer”. Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, lamentou a falta de energia que impediu a fala do secretário, mas resaltou que a Casa estava aberta para que ele voltasse para defender suas ideias e propostas. 

Em 29.08.2013, ás 18h00