Secretário será convocado para explicar falta de médicos na rede municipal

A falta de médicos nas urgências e policlínicas do Recife é motivo de preocupação dos vereadores que compõem a Comissão de Higiene, Saúde e Bem-estar da Câmara Municipal do Recife. Reunidos na manhã desta quinta-feira (15), eles decidiram convocar o secretário de Saúde Municipal, Gustavo Couto, para explicar a evasão dos médicos, que estão pedindo afastamento da rede municipal e indo para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde recebem melhores salários.

“Nós queremos saber o que a Prefeitura do Recife está fazendo para suprir a carência de médicos nas unidades de saúde”, disse o presidente da comissão, vereador Luiz Eustáquio (PT). A data da reunião com o secretário vai depender da agenda dele. De acordo com a vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), o problema da falta dos médicos vem se agravando e tomou maior proporção no final de semana passado. “A Policlínica Amaury Coutinho, localizada na Campina do Barreto, ficou sem plantão sexta-feira, sábado e domingo por falta de médicos”, afirmou.

Após a discussão, a Comissão de Saúde apresentou na reunião o parecer de dez projetos de lei e distribuiu outros quatro para análise. Além de Luiz Eustáquio e da Doutora Vera Lopes, também participou o vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele, inclusive, foi o autor de dois pareceres a projetos de lei que terão grande repercussão. Ambos, aprovados. O primeiro, de iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSDB), que proíbe a comercialização de esteroides e anabolizantes em academias e centros de atividades esportivas, sem a devida orientação profissional e prescrição médica. O segundo, de Vera Lopes,  que obriga os salões de beleza e clínicas de embelezamento e estabelecimentos congêneres, que oferecem serviços de manicuro  ou pedicuro, a prestarem informações a seus clientes sobre medidas necessárias para a prevenção ao contágio da hepatite, HIV e fungos.

Em 15.04.10, às 14h30.