Segurança Pública faz balanço de atividades

No encerramento dos trabalhos legislativos a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social fez um balanço das atividades realizadas neste ano e o planejamento de atuação para 2014. Tramitaram pelo colegiado 46 proposições, entre projetos de lei ordinários e do Poder Executivo, dos quais 21 foram aprovados e nove, rejeitados. Continuam em análise, 16. Foram realizadas 13 reuniões ordinárias; três extraordinárias e outras duas externas. “Nossas atividades foram intensificadas a partir de março, havendo um declínio de julho a agosto, devido ao recesso parlamentar do meio do ano. Com a volta dos trabalhos legislativos, retomamos nossos esforços até o final do mês de novembro”, comentou o presidente da comissão, vereador Estéfano Menudo (PSB).

Este foi o ano, segundo o vereador, foi marcado pela criação da secretaria municipal específica para a área, que é a de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife. “Entre os trabalhos iniciais da comissão esteve o acompanhamento do planejamento e participação nas atividades”, disse Estéfano Menudo. Nos primeiro dias da gestão, os componente da comissão – além do presidente, os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Eduardo Chera (PSDD) e Jairo Brito (PT) - visitaram o secretário Murilo Cavalcante para conhecer os eixos de atuação. “ Também realizamos visitas aos equipamentos públicos que proporcionarão otimizações à segurança pública municipal em auxílio à estadual”. Os trabalhos da comissão,  além de análise dos projetos, foi no sentido de fiscalizar e participar de políticas  que possam contribuir com a gestão municipal, disse Menudo.

A Comissão de Segurança participou ainda da elaboração do Pacto Pela Vida, realizado em julho, que tem o objetivo de reduzir em 12% ao ano o índice de violência na capital. O plano de segurança pública previu R$ 50 milhões de investimentos em 13 bairros prioritários: Água Fria, Campo Grande, Ibura, Cohab, Torrões, Joana Bezerra, São José, Jardim São Paulo, Várzea, Areias, Dois Unidos, Nova Descoberta e Afogados. Entre as ações previstas estão a atenção e tratamento ao usuário de crack, implantação de cinco Compaz, melhoria na iluminação pública e dobrar o efetivo da Guarda Municipal.

Dentro do planejamento das atividades para 2014, a  Comissão de Segurança Pública e Defesa Social pretende manter o acompanhamento e participação do planejamento das atividades da Secretaria de Seguranpça Urbana; analisar e discutir os projetos encaminhados pelo Poder Executivo, com a finalidade de adaptá-los aos anseios demonstrados pela sociedade recifense; acompanhar o Pacto pela Vida; colaborar para o aperfeiçoamento do Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal; monitorar as atividades dos Compaz e analisar programas e ações para o exercío de 2015, entre outros.


Em 26.12.2013, às 10h40.