Seguranças de casas noturnas terão identificação

Mais segurança em bares, restaurantes e casas noturnas. É o que promete a lei 17.673/10, sancionada em dezembro passado pela Prefeitura do Recife, que obriga o uso de crachá de identificação nos funcionários que prestam serviços de segurança nestes locais. A iniciativa partiu do vereador Inácio Neto (PT). “A responsabilidade do cargo que estas pessoas ocupam é imensa e a importância também, portanto sua identificação é crucial”.

Os crachás devem conter nome completo e foto do funcionário, além do cargo que ocupa. Se a empresa contratante for terceirizada, seu nome também deve constar no crachá. “Este documento ajudaria a identificar o funcionário, futuramente, caso haja a necessidade. Hoje em dia, a identificação é dificultada ou até impossibilitada. Mas esta situação precisa mudar, principalmente nas casas noturnas, onde o número de pessoas circulando é muito grande, há pouca iluminação e o rodízio de funcionários é constante”, justificou o autor.

O estabelecimento que descumprir a determinação pagará multa de R$ 500,00 na primeira ocorrência. Em caso de outra infração, este valor será dobrado. Caso insista em não cumprir a lei, a casa pode chegar a ter o alvará de funcionamento cassado. A cobrança será feita por meio do próprio Poder Executivo. “A segurança é o ponto primordial para a nossa sociedade e devemos nos esforçar para proporcioná-la a todos os cidadãos”.

Em 21.01.11, às 9h37.