Sérgio Magalhães quer extinção da CTTU

Se depender da vontade do vereador Sérgio Magalhães (PSD), em breve a administração Municipal não contará mais com o trabalho da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano - CTTU. Ele subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 21, para informar que já preparou um projeto de lei pedindo a extinção do órgão, que não estaria colaborando com a fluidez do trânsito no Recife. “Não dei entrada na proposta ainda porque estou buscando uma forma jurídica de amparar os funcionários da CTTU e garantir sua relocação para outros órgãos”, adiantou.

Sérgio Magalhães acredita que a Prefeitura já teve tempo de sobra para tentar dar soluções para o trânsito, mas não conseguiu bons resultados. “Ela não resolve os problemas e coloca a todos numa situação extremamente complicada, não só a nós vereadores, mas a toda a população. A CTTU diz há muito tempo que vai fazer melhorias, contratar novos agentes, mas não vemos nada acontecer”. E sugeriu. “Melhor que ela seja extinta e a gente possa devolver o trânsito ao Detran. Tenho certeza que eles estão muito mais treinados”.

Na opinião do vereador, a tentativa de passar para as mãos do Município a administração do trânsito na cidade não teve êxito, logo, este trabalho deveria voltar a ser de responsabilidade do Governo do Estado, através do Detran e do Batalhão da Polícia Militar. “A CTTU não cumpriu o seu papel. A Prefeitura não sabe administrar, então é melhor entregar a quem quer e sabe fazer”.

Ele também citou casos de que as pessoas estão reclamando da forma de abordagem de alguns guardas de trânsito, e sugeriu que eles fossem relocados para a função anterior, que é de guarda patrimonial. “A gestão não é eficiente e tem feito o Recife parar por falta de capacidade gerencial”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) discordou do colega e afirmou que a CTTU está preparando um concurso público para a contratação de novos agentes. O concurso havia sido anunciado pelo prefeito do Recife em janeiro deste ano. No mês passado ele reforçou a informação e disse que o edital seria liberado em junho, mas até agora ele não foi apresentado.

Em 21.06.11, às 16h15.