Servidores refletem sobre relação das vidas profissional e pessoal
A palestra ocorreu no plenarinho e começou às 9h30. “O Setor Psicossocial promoveu esta conversa porque pretende provocar uma reflexão, nos funcionários, sobre a relação entre o trabalho com a vida pessoal”, disse a assistente social Sandra Melo, que foi uma das organizadoras do evento. Ela explicou que as pessoas, muitas vezes, acham que o ambiente de trabalho está separado do espaço familiar e da vida pessoal, “quando tudo está integrado”. Para Sandra Melo sempre levamos e trazemos emoções e sentimentos de uma esfera para a outra. “E o que devemos buscar é estar em harmonia consigo, mantendo o equilíbrio das emoções e das relações dos ambientes”, afirmou.
A psicóloga Raiza Figuerêdo começou a palestra apresentando slides com imagens que levaram os participantes a reflexões sobre a realização de atividades e tarefas que levam à satisfação pessoal. A partir das reflexões, as pessoas foram induzidas a responder perguntas como, por exemplo, o que querem mudar em suas vidas? O que realmente lhes faz bem? E, principalmente, como estão ocupando o tempo livre? A felicidade, segundo palestrante, muitas vezes reside “nos pequenos momentos”. Para isso, é preciso estiumular alguns hábitos como, por exemplo, “estar em contato com quem a gente gosta, fazer o que se gosta, resgatar a prática de diálogos, exercer hobbies que eram comuns anos atrás”.
Uma vez que o tema era “Ser feliz, uma conversa sobre trabalho”, a psicóloga disse que tanto no serviço privado quanto público, faz-se necessário promover as relações harmoniosas. “Em todo ambiente de trabalho existem conflitos, mas o importante é saber como a pessoa lida com o conflito e como ela luta pelas relações harmoniosas num momento de conflito”, argumentou.
Em 27.02.2018, às 11h20.