Sílvio Amorim recebe diploma pelos 30 anos da primeira Lei Orgânica do Recife

A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife entregou ao ex-vereador Sílvio Amorim, na manhã desta terça-feira (23) o diploma de homenagem aos 30 anos de instalação da Câmara Constituinte da Cidade do Recife, que funcionou como a comissão mista e suprapartidária que elaborou a primeira Lei Orgânica do Recife, em 1989. Amorim fez parte do colegiado na condição de sub-relator. “Eu me sinto gratificado pelo gesto da Câmara Municipal de relembrar aquele momento que foi muito importante para esta cidade. Éramos jovens e aguerridos, e construímos, na lei, uma cidade que atendeu a todos os segmentos”, afirmou.

A reunião foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB) e contou com a presença dos vereadores Romerinho Jatobá (PROS), Marcos di Bria (PSDC), Fred Ferreira (PSC), Chico Kiko(PP), e Hélio Guabiraba (atualmente sem partido). “A Lei Orgânica do Recife é o nome que se dá à nossa Constituição. Ela completou 30 anos porque foi elaborada logo após a Constituição Federal de 1988, que previa as legislações municipais. Nesses 30 anos de vigência, a nossa foi alterada e atualizada apenas duas vezes. Nossa Lei orgânica é muito importante”, lembrou Gueiros.

A entrega do diploma a Sílvio Amorim ocorreu três meses depois de a Câmara Municipal do Recife ter realizado a reunião solene para homenagear todos os ex-vereadores que participaram da Câmara Constituinte da Cidade do Recife. Em abril, Amorim estava realizando estudos no exterior e não pode participar na solenidade. Hoje, aproveitando a reunião mensal da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, ele compareceu para receber a comenda.

O vereador Carlos Gueiros comentou que a vinda de Sílvio Amorim demonstra que ele valoriza a homenagem. “Ele não pode vir no dia da solenidade, mas o gesto de vir hoje, numa reunião restrita aos vereadores da Comissão Executiva, demonstra o quanto Sílvio Amorim valoriza e preza a homenagem que fizemos a todos eles”. A reunião da Comissão Executiva ocorre uma vez por mês. O grupo se encontra mesmo no período de recesso parlamentar, que é o atual.

Após receber a homenagem, Sílvio Amorim lembrou que trabalhou como sub-relator da Comissão Executiva da Câmara Constituinte da Cidade do Recife. “Gustavo Krause, que também era vereador, foi o relator; e José Neves, o presidente. Fizemos um trabalho que durou um ano de debates com os diversos segmentos da sociedade e tivemos bastante atenção para a questão urbana, os fluxos da cidade e o zoneamento. Foi um trabalho que gerou bons frutos e com o objetivo de tornar uma cidade melhor”, disse.

Amorim acrescentou que um ano depois que a Lei Orgânica entrou em vigor, a Câmara Municipal do Recife passou a elaborar outra importante legislação, que foi o primeiro Plano Diretor. “Fui o presidente e realizamos um grande trabalho”, afirmou. O Plano Diretor se renova a cada 10 anos e atualmente está sendo atualizado.  Quando a Câmara Municipal do Recife voltar do recesso, os vereadores irão debatê-lo.


Em 23.07.2019, às 12h35.