Sindicato dos Jornalistas é homenageado em reunião solene
A mesa da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT); pela presidente do Sinjope, jornalista Ana Cláudia Elói; pelo secretário de Imprensa do Estado, jornalista Evaldo Costa e pelo fundador do Sinjope, jornalista Abdias Moura, além do vereador Vicente André Gomes. A vereadora Priscila Krause (DEM), que também é jornalista, foi convidada a presidir a mesa quando Jurandir Liberal precisou se ausentar por força de outros compromissos. No plenário, estiveram presentes diversos jornalistas, além de representantes dos sindicatos dos gráficos e radialistas. Como a categoria está em campanha, faixas foram abertas em plenário pedindo a definição de um piso salarial.
“O Sinjope e os jornalistas são uma pedra fundamental na alma da democracia. Não há democracia quando o Sindicato de Jornalistas fica calado, quando os jornalistas não podem se expressar”, disse o vereador Vicente André Gomes, em seu discurso. Ele também considerou que o salário-base de R$ 930, é “uma vergonha’. Compareceram à solenidade, os vereadores Marcos di Bria (PTdoB), André Ferreira (PMDB) e Múcio Magalhães (PT). Antes de passar a presidência da solenidade para Priscila Krause, Jurandir Liberal falou da importância do jornalista. “A categoria é importante para a democracia, para a transparência, para a população”.
Em discurso, a presidente do Sinjope, Ana Cláudia Elói, manifestou sua alegria pela homenagem. “Estamos aqui num misto de alegria e disposição de luta, para reafirmar o nosso compromisso com a categoria e com os princípios que norteiam a defesa dos ideais democráticos e de participação da sociedade, principalmente daqueles que se encontram em situação de injustiça social”, afirmou. Ela relembrou momentos históricos da entidade sindical e reafirmou a disposição de tornar o Sinjope cada vez mais forte, com a participação de todos os jornalistas.
“Durante todo esse tempo o percurso foi e tem sido árduo. Infelizmente, no que tange ao exercício profissional, a nossa categoria ainda não conquistou o respeito que merecemos”, lamentou. Ana Cláudia afirmou que essa é uma das causas pelas quais estava presente na solenidade, “não só para celebrar, mas também em protesto. Nesse momento, travamos uma luta descomunal com as empresas de comunicação para que seja estabelecido um piso salarial. Uma reivindicação que para muitos outros trabalhadores há muito foi atendida, mas para nós continua sendo motivo de uma batalha incansável”.
Após o discurso da presidente, o jornalista Abdias Moura contou a experiência da época em que era repórter e presidente do Sindicato de Jornalistas. Evaldo Costa falou dos princípios éticos da profissão e da relação entre o Sindicato de Jornalistas com a Câmara Municipal do Recife. “Foi neste plenário que, em 1990, realizamos uma assembléia histórica para a categoria, que parou os jornais pernambucanos por 14 dias”, relembrou. Ele também disse que desde a época da tipografia aos dias atuais, da informatização, o problema dos jornalistas é o mesmo: a luta pelas melhores condições de trabalho e salariais. A vereadora Priscila Krause disse que “a política e o jornalismo são as duas carreiras que escolhi” e afirmou que a homenagem prestada pela Câmara, por iniciativa de Vicente André Gomes, era muito importante. Ela também lembrou que José Mariano, o patrono da casa, foi também um grande jornalista.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco foi fundado no dia 27 de novembro de 1947, de acordo com a data que registra a sua Carta Sindical. No entanto, a história da organização começa antes, segundo registro feito pelo jornalista Luiz Veloso, na abertura do primeiro livro de atas do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Pernambuco. Veloso relata que um grupo de jornalistas, tendo à frente Jorge Abrantes, organizou, em 1941, a Associação Profissional dos Jornalistas. O grupo "lutando com dificuldades de toda ordem", conseguiu atingir o objetivo, inclusive percorrendo casas comerciais a fim de construírem um patrimônio inicial.
Em 27.11.2012, às 12h40.