Sindicato dos Músicos Profissionais completa 80 anos e recebe homenagem na Câmara

Desde 1935, eles batalham pelos músicos pernambucanos – e, neste mês, completam 80 anos de luta sindical. Em uma reunião solene, a Câmara do Recife homenageou nesta quinta-feira (19), através de requerimento do vereador Davi Muniz (PEN), o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco por sua história e atuação. A cerimônia contou com a presença de personalidades da categoria.

Após a execução do hino nacional pela banda do Ginásio Pernambucano, Davi Muniz enalteceu a trajetória do sindicato. “Em 20 de novembro de 1935, nasceu o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco, através de um grupo de músicos que se reunia na Igreja de Santo Antônio. Pernambuco é um celeiro de talentos e por isso que nós queremos homenagear esse sindicato que representa a alegria e a cultura da nossa gente. A diversidade musical está enraizada na vida do nosso povo”, afirmou. O parlamentar citou conquistas da entidade, como a participação na criação da primeira orquestra sinfônica e da primeira banda municipal do país.

O presidente do sindicato, Eduardo de Matos, pediu que a Casa de José Mariano ouvisse os pleitos dos músicos. “Pernambuco está na vanguarda da política e da cultura. Se a gente não valorizar, vamos padecer. O povo que não tem cultura é um povo pobre, sem identidade. É um povo que não tem perspectiva para ir para frente. A gente tem orgulho dos músicos que a gente produz em Pernambuco, mas na outra ponta não reconhecem”, destacou ele, enfatizando a necessidade de um ensino que leve a música em consideração. “Uma das grandes lutas do sindicato hoje é garantir o ensino obrigatório de música nas escolas”, contou o presidente do sindicato.

A cerimônia contou ainda com a participação musical do maestro e violinista Israel de França, que tocou, entre outras peças musicais, o hino do Estado de Pernambuco. A apresentação foi encerrada sob os aplausos do público presente.

O presidente da reunião solene, Alfredo Santana (PRB), parabenizou Davi Muniz pela iniciativa e engrandeceu a importância dos homenageados. “Uma viagem sem música é insuportável. Imagine um filme sem música. Imagine uma novela sem música. Imagine uma igreja sem música. Imagine uma vida sem música: seria uma tristeza. Quero cumprimentar Vossa Excelência pela iniciativa brilhante”, disse. A solenidade foi encerrada com uma da banda do Ginásio Pernambucano.

Em 19.11.2015, às 12h30