Situação de escola no Pina preocupa André Régis

As condições da Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto, localizada no bairro do Pina, têm causado preocupação ao vereador André Régis (PSDB). Nesta terça-feira (16), ele discutiu na Câmara do Recife um requerimento de sua autoria que pede reformas estruturais na unidade. De acordo com o parlamentar, a escola passa por problemas que vão desde a deterioração do telhado à alta temperatura ambiente e à baixa luminosidade das salas de aula.

Ao plenário, o vereador contou que fez uma visita técnica no local a pedido da própria comunidade escolar. “Desta vez não foi uma visita de rotina, mas para atender a um pedido. Da última vez que estivemos nessa escola foi em dezembro de 2015. Aprovamos, então, uma série de requerimentos nesta Casa para que a escola tivesse outro padrão. Entretanto, as reformas não foram feitas. As condições daquela unidade escolar são insalubres. Na entrada há um esgoto estourado. A escola é um galpão.”

O vereador Ivan Moraes (PSOL) foi o primeiro a se pronunciar a respeito do problema levantado por André Régis. “Na nossa lei, crianças e adolescentes são prioridades absolutas, sendo dever do Estado, da família e da sociedade protegê-las. Mas isso não vem acontecendo. Não há como ter o direito à educação garantido se não há um mínimo de estrutura. A prioridade da Prefeitura é a educação básica.”

Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara, a vereadora Ana Lúcia (PRB) relatou que o local onde está instalada a Poeta João Cabral já havia abrigado a Escola Municipal Oswaldo Lima Neto. “Antes era um sacolão, uma feira. Mesmo tendo sido feitas várias intervenções, nunca podemos dizer que ali haverá condições de funcionar uma escola, muito menos uma escola infantil. Com a saída da Oswaldo Lima, o local foi ocupado pela João Cabral. Precisamos adquirir outro prédio.”

Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), é preciso conversar com os gestores municipais para resolver os problemas da escola, como o esgoto na frente da unidade. De acordo com ele, o padrão da atual gestão não está representado na escola do Pina. “A gestão do prefeito Geraldo Julio não faz escolas em galpões. Isso é das gestões anteriores. No mais, gostaria de parabenizar Vossa Excelência porque toda crítica construtiva ajuda."

Líder do governo na Casa, a vereadora Aline Mariano (PMDB) elogiou a iniciativa de fiscalização de André Régis e disse que o Executivo já encaminha providências para a Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto. “O senhor sabe como o prefeito Geraldo Julio encontrou a educação nesta cidade: prédios alugados, espaços funcionando em galpões. Seu modelo de gestão não é esse e ele tem feito ações relevantes para mudar essa realidade. Essa é uma escola que, até a próxima semana, vai passar por uma requalificação. Vão mudar toda a estrutura dos banheiros para que eles se tornem acessíveis. Também serão enviados técnicos para investigar as irregularidades da cobertura. Os casos de alagamento serão solucionados.”

Em 16.05.2017, às 17h39