Situação dos mercados públicos será tema de audiência

A falta de limpeza nas dependências dos mercados públicos do Recife, que também apresentam banheiros quebrados, sem manutenção, além da escassez de estacionamento no entorno dos prédios são problemas que vêm afastando cada vez mais o público alvo destes estabelecimentos. E o resultado reflete diretamente no bolso dos comerciantes locatários de boxes, que acumulam prejuízos, dificultando a sobrevivência dos negócios. Esse será o tema da audiência pública prevista para quarta-feira, 29, às 9h, na Câmara Municipal do Recife.

A iniciativa é da vereadora Aline Mariano (PSDB), que se propõe a discutir com os representantes dos órgãos responsáveis, juntamente com toda a população, propostas viáveis para solucionar esses problemas. Foram convidados o presidente da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Marcelo Côrte Real; um representante do Ministério Público a ser designado pelo procurador geral do M.P, Agnaldo Fenelon de Barros; o presidente da URB, Antônio João Dourado; o secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Cidade do Recife, João Braga; e o representante dos comerciantes dos mercados públicos do Recife, designado pelo presidente do Sindicado dos Locatários dos Mercados do Recife.

São 17 mercados públicos no Recife, somando 2.277 boxes. Os mais tradicioanais são os de São José, Madalena, Boa Vista, Encruzilhada, Casa Amarela e Santo Amaro. “Cada qual com sua personalidade e importância na vida da comunidade”, comentou Aline Mariano. Segundo a assessoria da vereadora, os donos de estabelecimentos nos mercados informaram que as vendas caíram em cerca de 50% e que isso se dá em função de as pessoas preferirem os mercados privados devido à falta limpeza e ausência de estacionamento no entorno dos mercados.


Em 28.05.2013, às 12h20.