Situação dos morros na pauta de hoje da Câmara

Um dia após a reunião solene de abertura dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal do Recife retoma a rotina de debates com a primeira sessão ordinária deste ano, prevista para começar às 15h desta quarta-feira, 2 de fevereiro. Na ordem do dia agendada para as discussões predominam as preocupações dos parlamentares com os problemas enfrentados pelas populações, nos bairros, destacando-se o requerimento do vereador Inácio Neto (PT) com a situação dos morros para evitar que se repitam as tragédias – a exemplo do Rio e Santa Catarina - diante do inverno que se avizinha.

Inácio Neto vai aproveitar a sessão de hoje para propor que o grande expediente da sessão ordinária da próxima quarta-feira, dia 9, seja destinada a uma exposição dos representantes de órgãos da Prefeitura do Recife envolvidos nas ações de contenção de encostas e barreiras nos morros. Ele também quer saber como vem ocorrendo a limpeza de canais, córregos, ruas e avenidas, tendo em vista o início do período de chuvas. Historicamente, o acúmulo de detritos é responsável pelos alagamentos que ocorrem na cidade, deixando o Recife sempre em situação de alerta.

 

Para participar dos debates serão convidados, pelo vereador, o secretário de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz; secretário de Serviços Públicos, José Eduardo Santos Vital; presidente da Emlurb, Carlos Muniz, e a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira. Ao propor a discussão sobre a situação dos morros, o vereador quer evitar as cenas trágicas provocadas pelas chuvas, muitas vezes com vítimas fatais. As situações mais graves em 2010 foram na Linha do Tiro, Dois Unidos e Ibura.

 

Em 02.02.2011, às 10h40.