Situação e oposição repercutem pesquisa

O resultado de uma pesquisa divulgado pela imprensa, onde o prefeito Geraldo Júlio aparece com 70% de aprovação da população recifense, levou governistas e oposição ao plenário da Câmara do Recife. O vereador André Ferreira (PMDB) foi o primeiro a repercutir o assunto na tarde desta segunda-feira 11. Ele disse que os 70% de aprovação ao prefeito é fruto do trabalho que foi feito já na campanha e que muitos trabalharam para isso. Lembrou que esse foi um ano difícil, de muitas reivindicações da população que foi às ruas exigir melhorias. “Nesses dez meses tivemos avanços em todas as áreas. O Hospital da Mulher vai ser entregue antes mesmo do prazo previsto, mais de 800 profissionais de saúde foram contratados e mais 800 estão chegando. O Compaz é uma realidade. Ele tem atuado em todas as áreas”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa, lembrou que a gestão tem dez meses e tem registrado atividades política em todos os segmentos da sociedade. Ele disse que muito tem sido feito na saúde, educação, segurança, há problemas ainda, mas é preciso avaliar e ver o que está sendo feito. “A pesquisa é produto do sentimento da população”. Marco Aurélio (Solidariedade) frisou que a popularidade do gestor anima a todos os que trabalharam e acreditaram no nome dele e hoje a população dá a resposta e diz que o prefeito está indo bem.https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Isabella de Roldão (PDT) ressaltou que o significado da pesquisa foi o de tornar público o que todos já sabiam. “A gente percebe nas ruas, nas pessoas, na reação delas, que aprovam o que está sendo feito. Ele está preocupado com todas as áreas e a equipe que ele reuniu demonstra conhecimento técnico”.  Romerinho Jatobá (PR) lembrou que quem acompanhou a campanha desde o começo pode agora se orgulhar de ter levado o nome do prefeito às comunidades. “Vemos avanços em todas as áreas, mas destaco as ciclofaixas e outras ações no centro da cidade que trouxe as pessoas de volta às ruas”.

Felipe Francismar (PSB) lembrou que o arcabouço do PSB foi criado há muito tempo, mas destacou uma das qualidades do gestor que é a de ter atitude para fazer, trabalhar. “Os 70% recebidos de aprovação não surpreendem, é o resultado de muito trabalho e muita ação em pouco tempo”.

Gilberto Alves (PTN), líder do governo na Casa, analisou a pesquisa para afirmar que o que está por trás dos números é tudo o que foi feito nesses dez meses de gestão. “É o reconhecimento expressivo da população pelo esforço feito pelo gestor em um ano complicado, de muitas reivindicações nas ruas. “Já na campanha se desenhava o que viria, e a gente entendia o que a população desejava. A expectativa da sociedade está se confirmando e muito mais virá”. Almir Fernando (PCdoB) relacionou varias ações desenvolvidas pela atual gestão, a exemplo das Upinhas 24 horas, reformas nos mercados públicos, encostas e calçadas. “Isso prova que estamos no caminho certo”.

 

Raul Jungmann (PPS), da bancada de oposição disse que pela pesquisa dava parabéns ao antecessor da gestão passada que aparece com 50% de regularidade na entrega da cidade. “Seria necessário aprofundar a pesquisa com os números de bom, regular, ruim, e conhecer a metodologia da mesma, uma vez que na última pesquisa o gestor tinha 35% de aprovação”. Aline Mariano (PSDB) disse que a bancada de oposição tem obrigação de pesquisar e apontar falhas, é um compromisso. “Números sempre podem ser questionados, mas a oposição tem colaborado com sugestões e ideias. Nesses dez meses não encontramos avanços significativos, mas o gestor terá tempo ainda de realizar mais. É preciso saber o que ele encontrou na cidade e se a gestão anterior foi regular como a pesquisa aponta”.

 

Em 11.11.2013, às 18h13