Solene celebra 194 anos do Diario de Pernambuco
Chico Kiko dirigiu-se à tribuna para fazer suas considerações e fez questão de citar a historia do Diario. “O Diario foi fundado na casa de seu criador, na Rua Direita, nº 256, e no início era impresso numa única folha, como um caderno de anúncios de imóveis, achados e perdidos, leilões, etc., ao custo de 40 réis. Em 1903, o jornal mudou-se para seu endereço mais famoso, na Praça da Independência, conhecida do povo do Recife como a Pracinha do Diário, onde permaneceu por 101 anos, até 2004. Estabeleceu-se na Rua do Veiga, n º 600, no bairro de Santo Amaro, de 2004 até 2016, quando se mudou para sua atual sede, na Avenida Marquês de Olinda, nº 133, próximo à Praça do Marco Zero”.
No dia de seu centenário, em 1925, comemorado por toda a sociedade pernambucana, o Diario circulou com 60 páginas, trazendo em sua capa uma ilustração de autoria do pintor Manuel Bandeira. A partir de outubro de 2019, o jornal foi vendido, juntamente com as rádios Clube FM e Rádio Clube para o advogado e empresário Carlos Frederico de Albuquerque Vital. “São 194 anos de luta para que a voz do povo seja ouvida e que esses anos se multipliquem contando historias felizes, como também tristes, sempre com transparência. Parabéns, Diario de Pernambuco”, finalizou o vereador Chico Kiko.
O vice-presidente Executivo do Diario de Pernambuco, Sergio Jardelino, ressaltou que considera o veículo de comunicação muito forte no estado, e leu um texto feito pelo jornalista Vandeck Santiago. “Hoje são 194 anos e não há nenhum outro jornal da América Latina com essa marca. Manter essa atividade não é apenas façanha do setor, mas para qualquer outra empresa. Diariamente, nós, que fazemos o Diario, procuramos corresponder à relevância que ele construiu ao longo do tempo. Não é exagero considerar um patrimônio do estado. Tão importante que inúmeros pesquisadores utilizam o seu acervo”.
Sergio Jardelino também enfatizou a questão da verdade nas notícias. “Nos dias de hoje, as chamadas fake news, disseminando muitas vezes de forma criminosa os fatos, fazem com que a existência do jornal exerça um valor de um bem que interessa a todos: a verdade. É preciso evitar que a mentira ocupe o lugar da verdade. Esse é o papel do Diario. Muito obrigado a todos e todas”.
Compuseram a mesa da solenidade, o vice-presidente Institucional do Diario de Pernambuco, Tadeu Aguiar, e o chefe de gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, Carlos Santos.
Em 18.11.2019 às 10h18.