Solene comemora aniversários de Recife e Olinda
A vereadora Aimée Carvalho, durante o pronunciamento, fez questão de detalhar alguns pontos da historia do Recife. “É com muita honra que venho à tribuna desta Casa no dia de hoje, prestar esta homenagem as cidades do Recife e de Olinda.Apenas dois anos separam as cidades. Plantada à beira-mar e cortada por extensos rios e pontes, a capital pernambucana nasceu e se desenvolveu em torno da chegada e partida dos barcos e navios em seu porto. Seu nome é uma variação da antiga forma arrecife, que do árabe significa dique, alusão aos rochedos de corais abundantes ao longo do litoral. O Recife começou a apresentar sinais de prosperidade no século XVI e a se expandir ainda mais no século XVII. O seu porto consolidava-se como espaço privilegiado. O chamado sítio urbano se alargava e o rico açúcar produzido na região despertava a cobiça de outros povos, como os holandeses que, em 1630, desembarcaram na região com 67 navios e sete mil homens. De uma vila de pescadores, o Recife tornou-se uma cidade rica em história, cultura e monumentos. São igrejas seculares, pontes, ruas antigas e estreitas que convivem, atualmente, com amplas avenidas. Hoje é uma metrópole com mais de um milhão de habitantes. Continua serena com a “metade roubada ao mar e metade à imaginação", como recitou um de seus poetas mais ilustres, Carlos Pena Filho. Nasceu do sonho dos homens e se inventa a cada dia”, disse.
Aimée Carvalho também citou fatos importantes de Olinda e parabenizou as duas cidades que cresceram juntas, dividem a data de aniversário ecompartilham passado e historia. “Olinda tornou-se um dos mais importantes centros comerciais com a exploração do pau-brasil e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. A presença das ordens religiosas também foi importante para a definição urbanística e de fundamental importância para a conquista. Com o passar do tempo, continuou sendo referência histórica e cultural. Mais de 10% de sua área total pertencem ao Sítio Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Seu rico acervo arquitetônico, cultural e natural a transformaram em exemplo de cidade colonial brasileira. Do alto de suas colinas, é possível fechar os olhos e imaginar como viviam os povos que habitaram a cidade entre os séculos 17 e 19. Parabenizo as duas cidades e peço uma salva de palmas para elas. Afinal, as duas são os nossos cantinhos e é para elas que desejamos parabéns. Vamos preservar e cuidar dessas duas cidades históricas. Particularmente, amo as duas”, disse.Após as palavras de Aimée Carvalho, o cantor Braytner Melo fez uma apresentação musical cantando o hino do Recife.
Representando o prefeito Geraldo Júlio, o secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira, confessou estar feliz por participar da homenagem e recordou momentos em que viveu na Câmara Municipal do Recife. “Estou muito feliz por estar presente numa data tão significativa. Voltar a essa Casa é motivo de alegria, sobretudo hoje. E o motivo dessa satisfação é que aqui ingressei na vida pública em 1988,e recordo, como nunca, quando subi pela primeira vez nessa Tribuna. Foi a maior escola da vida pública, onde aprendemos a respeitar a democracia, o contraditório e pontos de vista divergentes. Um orgulho ter passado por essa Casa. Os discursos públicos acalorados, mas que nada fugisse do bem comum para o Recife. Convivi com algumas dificuldades como vereador da nossa cidade, mas sempre penso que lutamos de uma forma ou de outra”. Fred Oliveira também sugeriu um projeto de lei à vereadora Aimée Carvalho que estabelecesse ser feriado no aniversário do Recife. “Não sei o porquê da data não ser considerada um feriado, pode até ser uma falha nossa, mas não podemos mais permitir isso. Vamos fazer com que as pessoas festejem o aniversário porque é merecido. Vou propor para Aimée Carvalho essa ideia para tornar esse dia uma comemoração. Ocuparemos a cidade com uma grande festa. Olinda já é considerado feriado, está na nossa frente. Precisamos celebrar a história dessa cidade de lutas libertárias e que tanto nos orgulha”, disse.
O secretário de Patrimônio e Cultura da prefeitura de Olinda,Lucilo Varejão, pontuou fatos históricos da cidade. “Estamos falando de duas cidades que tem quase cinco séculos.E não é gratuito para Olinda comemorar 479 anos. Sabemos que Olinda é berço das nacionalidades. Foi povoada por índios tabajaras e caetés. Em 1551 chegaram os jesuítas, em 1580 os carmelitas e 1596 os beneditinos.Faço um convite para vocês. Passem por Olinda. As portas e janelas das casas estão fechadas mas, por trás delas, tem um artista ou um artesão trabalhando. Olinda tem o maior número de artistas por metro quadrado, é realmente a cidade da beleza, cultura e é uma honra muito grande poder participar dessa solenidade na Câmara do Recife, em nome do prefeito Renildo Calheiros.Essa homenagem não é apenas de Aimée carvalho, mas de uma filha da cidade. O espírito de Recife e Olinda é o mesmo, ou seja, o de sempre lutarem pelo espírito democrático”, disse. Ao término da homenagem, Eduardo Marques ressaltou ter sido uma honra presidir a Reunião Solene. “É glorificante presidir esses momentos. Quero agradecer à vereadora Aimée Carvalho pela oportunidade digna de todos os nossos aplausos. Em nome de todos da Câmara Municipal do Recife, quero parabenizar todos olindenses e recifenses!”, disse.
Em 12.03.14 às 12h17.