Solene destaca Dia Estadual Mulher Evidência

Com o objetivo de homenagear o Dia Estadual Mulher Evidência, instituído pela Lei nº 16.824/2018 que definiu no calendário oficial anual a data de 30 de abril, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), promoveu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano, na noite desta terça-feira (30), que contou com a presença de várias personalidades e autoridades. Na ocasião, 13 mulheres receberam uma menção honrosa pelo seu destaque no estado e país.

A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu o evento e considerou essenciais as lutas femininas e também elogiou Eduardo Marques por ter dado espaço a um colegiado voltado ao público feminino. “O presidente tomou a iniciativa de criar a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, aqui na Casa. Sabemos do nosso papel e que temos que encontrar forças e nos unir contra todos os tipos de violência”.

O vereador Eduardo Marques frisou a importância da data e enalteceu o trabalho da jornalista Cláudia Montes, idealizadora da Lei.  “É um momento de valorizar trabalhos, obras e lutas incessantes por equivalência de direitos nos âmbitos social, cultural e de desenvolvimento da nossa sociedade. Cláudia Montes, desde o ano de 2010, vem se preocupando com as mulheres excluídas dos relatos históricos tradicionais, mulheres que tiveram e têm importância fundamental nas transformações ocorridas em nosso estado e, em especial, na cidade do Recife”.

O parlamentar detalhou a historia do “Prêmio Mulher Evidência”, cuja autoria é da jornalista Cláudia Montes. O Prêmio começou em 2011 na cidade de Jaboatão dos Guararapes com a primeira edição de um prêmio para evidenciar mulheres.  “Esse prêmio tem como objetivo conquistar, valorizar e combater a violência contra a mulher. No ano de 2015 tornou-se Lei Municipal de número 1204/15 e entrou para o calendário daquela cidade, passando a ser comemorada todo o dia 25 de novembro a data que se comemora também o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O "Mulher Evidência" proporciona um dia de glória a mulheres que se destacam pelo seu mérito e que carregam na alma o sentimento de colaboração”.

Eduardo Marques concluiu o discurso enaltecendo o evento e o papel desempenhado pelas seis vereadoras e servidoras da Casa de José Mariano. “A Câmara está representada por seis mulheres: Aimée Carvalho (PSB), Aline Mariano (PP), Ana Lúcia (PRB), Goretti Queiroz (PSC), Michele Collins (PP) e Natália de Menudo (PSB). Temos no quadro funcional excelentes mulheres no apoio dos gabinetes e nos departamentos. Todas aqui presentes ficarão guardadas na memória como inspiração, sobretudo para as futuras gerações de jovens que buscarão  participação na política de sua cidade. É uma merecida homenagem”.

A jornalista Cláudia Montes disse que a felicidade era a palavra que iniciava o seu discurso. Ela contou que percorreu 18 cidades de Pernambuco para conhecer mulheres que se destacam pelos seus papéis e enfatizou a força feminina. “A mulher tem que dar as mãos de verdade. Precisamos quebrar esses paradigmas. A mulher precisa ajudar outra mulher. E os homens e mulheres precisam andar lado a lado.  O presidente da Câmara estendeu a mão e estamos aqui. Sou uma pernambucana nata e quero olhar para todas e dizer que não vou parar de evidenciar. Nós somos o poder. Para cima do medo é a coragem, e meu símbolo é a força.  Muito obrigada”.

O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), autor da Lei 16.824/2018, também ressaltou a união entre homens e mulheres e enfatizou a necessidade de criar leis produtivas. “Nós, legisladores, temos uma responsabilidade muito grande de não criar leis simplesmente por fazer. Que elas sejam realmente executadas para o benefício da sociedade. É preciso olhar uns aos outros e dizer: sou um ser humano. E não existir a distinção entre homem e mulher”.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros; a advogada  Verônica Azevedo; a delegada Ana Mousinho; a empresária Alessandra Pires, além da vereadora Ana Lúcia (PRB). Durante a solenidade, o grupo “Só Mulheres” fez uma apresentação musical.

 

Homenageadas:

Judite Botafogo                                Prefeita da cidade de Lagoa de Itaenga

Adriana Paes                                   Prefeita de Glória de Goitá

Aline Mariano                                  Vereadora

Ana Luiza Mousinho                        Advogada

Ana Verônica                         Pedagoga e representante da cidade de Paudalho

Elizabeth Misciasci                         Jornalista e escritora da cidade de São Paulo

Karla Alvarez                                  Representante de Olinda

Luciana Santos                               Vice-governadora de Pernambuco

Mariana Medeiros                            Prefeita da cidade de Cumaru

Piedade Wanderley Buarque             Advogada e representante da cidade de Escada

Reyna Carla                                     Prefeita da cidade de Passira

Rute Alves                                       Vereadora da cidade de Poção

Zilma Albuquerque                            Vereadora da cidade de Camutanga

 

Em 30.04.19 às 20h42.