Solene homenageia 100 anos da Federação Pernambucana de Futebol

Uma longa história que se confunde com a de muitos times de futebol vem sendo contada ao longo desses 100 anos. A Federação Pernambucana de Futebol recebeu hoje na Câmara do Recife a homenagem prestada pelo vereador Romildo Gomes (PSD), em uma reunião solene. Ele destacou a história da fundação da FPF que começou como Liga Esportiva representando as regatas e as corridas de cavalo.

Mas em 1905 a Federação passou a representar também os times de futebol como Sport Clube Flamengo, hoje Sport Clube, o Santa Cruz entre outros. “A primeira partida foi no Derby e logo surgiram outros times. Aí surgiu a necessidade de uma lei esportiva para criar campeonatos”.

Romildo Gomes salientou que em 1915 foi criada a Federação que nasceu como Associação, batizada como Liga Esportiva Pernambucana. Mudou de nome outra vez em 1918 e finalmente em 1955 surgiu a Federação Pernambucana de Futebol. “A primeira partida foi no Derby e logo surgiram outros times. Aí surgiu a necessidade de uma lei esportiva para criar campeonatos”.

O presidente da Federação, Evandro Carvalho, argumentou que era difícil falar depois de alguém que discorreu sobre a história de criação da FPF tão bem. Ele disse que quem não conhece o passado não pode ter a noção de grandeza do futuro. “Minha missão é resgatar a memória da Federação homenageando aqueles que construíram a instituição que hoje representa todos os times de futebol do Estado. É compromisso e missão nesse momento pelo qual passa o nosso futebol honrar e respeitar os antepassados para edificar uma Federação cada vez mais humanitária”.

Romildo Gomes, ex-vereador do Recife e pai do autor da proposta da solene, congratulou-se com todos que fazem a Federação. Para ele, a instituição sempre foi e continuará sendo referencial para os times de futebol, de onde saíram muitos campeões nacionais e internacionais.

 

Em 25/08/2015 às 17h19.