Solene marca 50 anos da Banda Marcial do Ginásio Pernambucano
O vereador Eriberto Rafael fez questão, inicialmente, de enaltecer a importância do Ginásio Pernambucano. “É um dos mais famosos educandários de Pernambuco, reconhecido, principalmente, pela qualidade dos seus professores. Foi fundado em 1825 sob o nome de Liceu Provincial de Pernambuco. Em 1859, recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II. Pelas suas bancas, já passaram ilustres estudantes, como os escritores Clarice Lispector e Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, o médico e teatrólogo Valdemar de Oliveira, o historiador Amaro Quintas e até um presidente da República: Epitácio Pessoa, que governou o país entre 1919 e 1922. Na história mais recente, foi o primeiro da rede pública a implementar o ensino integral, em 2004”, disse Eriberto Rafael.
No início,a Banda Marcial do Ginásio Pernambucano teve um efetivo de 17 instrumentos, e os componentes eram do sexo masculino. Hoje, conta com um efetivo de 50 componentes de ambos os sexos e realiza ensaios diários e uma média de 40 apresentações por ano. Participou de 1975 a 1982 do Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas promovido pela TV Record São Paulo, obtendo excelentes colocações, inclusive os 1º e 2º lugares. “Também participou de encontros, festivais e concursos em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe, Ceará, Piauí, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e na Cidade Del Leste, no Paraguai. A Banda realiza a abertura do desfile cívico do dia 7 de setembro desde o ano de 1988”, disse Eriberto Rafael.
Além da Banda, o vereador Eriberto Rafael prestou uma homenagem a Waldenilson Cunha, que iniciou sua carreira com apenas 10 anos de idade na banda do Ginásio Pernambucano, da qual é maestro há 35 anos. “Ele próprio foi membro da Banda e atuou como maestro durante 35 anos, sendo um dos homenageados na Câmara do Recife no ano passado pelo nosso mandato durante sessão solene em homenagem aos coreógrafos de Bandas e Fanfarras. Viemos prestigiar não só a atuação profissional de Waldenilson, mas também sua militância e engajamento pela valorização das bandas marciais”.
Como vice-presidente da Liga Nacional da Bandas e Fanfarras e Coordenador de Ações Culturais da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Waldenilson Cunha vem desenvolvendo, segundo o parlamentar, um admirável trabalho de formação educacional em música para os regentes e para a classe artística das bandas e fanfarras do Estado de Pernambuco. “Além disso, ele tem se empenhado em mostrar aos arte-educadores a importância de educar e formar alunos por meio da arte, respeitando as diferentes classes sociais. Essa é nossa homenagem aos 50 anos da Banda Marcial do Ginásio Pernambucano e, em especial, homenagem a todas e todas que fizeram parte desta bela história. Vida longa às bandas marciais, à arte e à música. Obrigado!”. Após o discurso, o vereador Eriberto Rafael entregou certificados a diversas pessoas que fazem parte da historia da Banda Marcial do Ginásio Pernambucano.
Bastante emocionado, o maestro Waldenilson Cunha recordou a época em que ingressou na banda em 1972. “Lembro que um material do museu foi retirado para reativar a banda em 1979. Alguns outros instrumentos foram completados pelo governo do estado. Essa banda passou atuando durante muito tempo sozinha, na rede estadual. Era difícil ter uma banda na época e comprar material. Ela representou Pernambuco por muitos anos. Devo à banda o meu sucesso profissional e os ensinamentos que tive durante a época de aluno e como maestro”.
Waldenilson Cunha citou que o trabalho realizado tem o apoio de todas as Secretarias Executivas do Governo de Pernambuco e parabenizou o vereador Eriberto Rafael pela iniciativa da solenidade. “Considero a Banda como se fosse uma filha ou irmã. Temos um projeto de atender 118 escolas da rede estadual para reforçar esse grande trabalho que é feito aqui. A gente não vê nada de bebida alcoólica, nem brigas nos eventos realizados. Todos são treinados a serem amigos dos concorrentes. A concorrência só existe no momento na hora de tocar e nos julgamentos. Tenho cinco filhos, e pude passar para eles esse trabalho que faço com as bandas. Agradeço ao vereador Eriberto Rafael por essa grande homenagem na Casa de José Mariano. Muito obrigado”.
A mesa da solenidade foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), deputado estadual Eriberto Medeiros; Waldirei Rodrigues, maestro da Banda Marcial do Ginásio Pernambucano e Genivaldo Francisco, da coordenação do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação e fundador do Fórum de Coreógrafos de Bandas e Fanfarras de Pernambuco.
Em 23.09.2019 às 19h55.