Solene marca passagem do centenário da Igreja de N. S. da Piedade

Os cem anos de fundação da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro, recebeu na tarde desta quarta-feira 14, na Câmara do Recife, homenagem proposta pelo vereador Romildo Gomes (DEM). O padre Francisco Caetano, pároco da Igreja recebeu a placa em nome dos sete párocos que estiveram à frente da paróquia ao longo de sua existência.

Romildo Gomes destacou não só a atuação do Padre Caetano, mas a história da fundação da Igreja. Segundo ele, a paróquia foi construída pelo coronel José Gonçalves Ferreira Costa, em terreno do antigo sítio do Araçá, cujo proprietário Manoel Luiz da Veiga desejava o mesmo ficasse para quem construísse ali uma igreja. “A construção começou em 1871, mas o coronel faleceu e seus filhos só concluíram  anos depois. A igreja ficou fechada até 1904. Em 1905 ela foi entregue a Luiz de Brito. A primeira missa rezada ale foi em fevereiro de 1904”.

O vereador ressaltou que  a paróquia tem uma população de 30 mil pessoas e que ali funcionam oito associações, sendo duas para homens, onde estão a Conferência de São Vicente de Paula e o Núcleo Católico da Piedade, que mantém uma escola para filhos de operários. As seis restantes são para mulheres. “Também nessa paróquia começou a ser realizada a “Hora Santa”  em 1919 como lembrança da Semana Eucarística”.

O padre Caetano agradeceu a homenagem em nome dos sete párocos que passaram pela Igreja realizando um trabalho de evangelização. Trago uma carta do Arcebispo Dom Fernando Saburido para o presidente desta Casa, vereador Jurandir Liberal (PT). “Agradeço o reconhecimento dessa Casa ao homenagear o centenário da Igreja de N. S. da Piedade. A Câmara está localizada na área geográfica de nossa paróquia. Portanto, somos vizinhos. A gratidão é uma virtude inestimável, por isso não posso deixar de agradecer a todos. Toda a paróquia está imensamente feliz. Quero deixar aqui uma mensagem de louvor que nos acompanhe pela vida afora, ou seja, termos um olhar apaixonado pelos mais fracos”.   

 

Em 14.12.2011, às 18h51