Solene para celebrar Dia Internacional de Direitos Humanos

Para celebrar a passagem do Dia Internacional de Direitos Humanos, a vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, realizou uma reunião solene (10) para celebrar a data. Durante o evento a Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM) e diversas outras entidades que atuam na área de direitos humanos receberam homenagens. Treze pessoas foram agraciadas com um diploma de agradecimento por serviços prestados. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).

Michele Collins lembrou que o mundo celebra na data de hoje (10) o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU. Ela disse que não poderia deixar de falar da ABCCRIM que promove direitos humanos no combate à violência doméstica, enfrentamento ao tráfico de pessoas, e promoção do meio ambiente equilibrado. “A entidade recebeu prêmio Top Sócio Ambiental pelo projeto Lixo Zero, que realizou mutirões de limpeza. A entidade também promove campanhas educativas de enfrentamento e combate à violência doméstica, promove orientação jurídica e palestras para promoção da dignidade humana”.

A vereadora lembrou ainda que a Associação lançou recentemente o livro Direitos Humanos, Direito de Todos, onde ela foi coautora junto com diversos juristas, desembargadores e outros. Ela disse que na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pela parlamentar, foram dados 300 pareceres e 80 projetos d elei apreciados, além de atender pessoas da comunidade, a exemplo de crianças com doenças raras. “Agradeço ao presidente da Casa pelo total apoio que tem dado à Comissão e ao vereador André Régis (PSDB), que trabalha incansavelmente pela educação na cidade”.

Cristiano Carrilho, diretor presidente da ABCCRIM, representou todas as outras pessoas  e entidades que receberam homenagens. Ele agradeceu a lembrança da vereadora em homenagear a Associação e lembrar tão importante data para a humanidade. Disse que a força das palavras está no coração e por isso falou de improviso para agradecer e fazer uma reflexão sobre direitos humanos. Segundo ele, a mídia tem tratado o tema referindo-se apenas aos que cometem crimes, mas direitos humanos dizem respeito não só a questões de integridade físicas, mas a todo tipo de integridade, a exemplo do meio ambiente, violência doméstica e tudo aquilo que fere os direitos humanos. Cristiano Carrilho fez uma homenagem à presidente da Comissão e foi empossado na ABCCRIM, no Salão Nobre da Casa.

 

Em 10.12.2018 às 19h57.