Solene para os 90 anos do PCB e 112 anos de Gregório Bezerra

Reunião solene proposta pelo vereador Múcio Magalhães (PT), na Câmara do Recife, comemorou na tarde desta quinta-feira 15, os 100 anos do Partido comunista Brasileiro e os 112 anos de Gregório Bezerra. O PCB foi fundado em 25 de março de 1922 e é hoje o mais antigo em atividade no Brasil. Ele foi criado em um Congresso em Niteroi, Rio de Janeiro, com a participação de nove delegados representando diversos estados brasileiros, entre eles Cristiano Cordeiro, do Recife.

Múcio Magalhães além de relembrar um pouco da história e trajetória do PCB enalteceu o heroismo de Gregório Bezerra, nascido em Panelas, Pernambuco, em 13 de março de 1900. “Por sua luta em defesa dos trabalhadores, dos excluídos, dos oprimidos e explorados pelo sistema, rendemos estas homenagens, a um homem que passou 22 anos de sua vida preso por motivos políticos. Ele foi um dos primeiros presos da ditadura militar, tendo sido barbaramente torturado em praça pública do Recife, com as imagens exibidas pelas televisões locais da época”.

O vereador ressaltou que não se pode falar do PCB sem falar de Gregório Bezerra, um exemplo de luta e paixão pela causa socialista. “Ele foi deputado Constituinte por Pernambuco em 1945 e tantas outras participações importantes do país. Tenho um projeto meu que já é lei que denomina a Praça de Jardim São Paulo, Praça Gregório Bezerra, bairro em que ele morava e ainda hoje há familiares dele lá. Homenagear o PCB e Gregório Bezerra fortalece a nossa luta”.

Anibal Valença, secretário de política estadual do PCB de Pernambuco, falou da emoção de participar das comemorações do partido comunista que, segundo ele, sempre guardou a coerência. “Sabemos de nossa dimensão e reverenciaremos à nossa utopia, que será realidade. Não se pode falar da história do Brasil sem falar do PCB. Não conseguimos tudo, mas temos feito muito. O PCB é o partido do século 21”.

Antonio Campos, presidente da Associação Pernambucana de Anistiados Políticos, disse que foi integrante da Juventude Comunista desde 1962 e se orgulhava de ter sido membro dela. “Gregório Bezerra é nosso patrono. Ele caracterizou o PCB como partido de massa”. Já Marcelo Mário Melo, escritor e poeta  homenageou com versos ao PCB e a Gregório Bezerra.

Ivan Viana, secretário geral do PCB do Brasil, lembrou que o partido tem uma postura de oposição crítica educada aos governos do PT e a outros partidos. No entanto, a maioria das homenagens feitas está vindo através dessas legendas. “Nossa comemoração geral será na próxima semana no Rio de Janeiro, com três dias de seminários, onde discutiremos nossos erros e acertos. Vamos discuitir e firmar nossa importância no cenário político nacional”.

 

Em 15.03.2012, às 18h20