Desembargador recebe cidadania recifense

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao desembargador Sílvio de Arruda Beltrão, durante reunião solene nesta quinta-feira, 13, proposta pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PSD). A honraria, segundo o parlamentar, levou em consideração não só os serviços prestados à sociedade ao longo de uma carreira dedicada ao universo jurídico, mas também o trabalho social desenvolvido pelo magistrado.

Com um discurso pontuado pelo destaque às qualidades pessoais do desembargador, a quem enalteceu como “homem simples, culto e honesto”, o  vereador Gilvan Cavalcanti disse que a Câmara tem orgulho em registrar a homenagem. “Para recebê-la, é necessário que, além de bons serviços prestados à nossa cidade, o  homenageado tenha amor e afeto por ela. É de  Tomás de Aquino um pensamento que diz ‘quem ama não vive onde está, vive onde ama”, afirmou.

Sílvio de Arruda Beltrão nasceu em Jaboatão dos Guararapes e foi eleito desembargador no dia 27 de agosto de 2003. É presidente da 3ª Câmara Cível, membro eleito da Corte Especial nos anos de 2010 a 2012 e possui um extenso currículo. ”Quem conhece um pouco a sua história sabe bem o quanto teve que lutar para alcançar seus objetivos, sem que para isso abrisse mão de sua formação educacional e moral”, pontuou Gilvan Cavalcanti.

Visivelmente emocionado, o vereador lembrou o trabalho desenvolvido pelo magistrado na coordenação do Lar Espírita da Redenção, na Mustardinha. “Um bairro pobre em que o seu trabalho possibilita tirar crianças das ruas, manter um abrigo para idosos e prestar assistência espiritual à comunidade. Esse paralelo é que, a meu ver, lhe confere o direito de ser cidadão do Recife”, elogiou.

O magistrado por sua vez fez um discurso enaltecendo as belezas do município e o acolhimento recebido. “A cidade, nacionalmente chamada de Veneza Brasileira, é uma das mais belas metrópoles do mundo. Repositório profundo e vasto da cultura, dos intelectuais e de grandes vultos brasileiros. Quando eu nascer de novo, pedirei ao nosso Pai maior a honra de pode voltar a residir nesta maravilhosa cidade, vinculado a uma família pelos laços espirituais que tive oportunidade de fortalecer durante a minha atual passagem por esse hemisfério”, destacou.

Sílvio de Arruda Beltrão citou a história da cidade, a importância de sua gastronomia e fez referência a versos de Capiba, misturando fatos e poesia, sempre acompanhado pelo som de um acordeon tocado ao vivo no plenário. A reunião solene foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT). A mesa foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, pela presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Teresa Duere, e pelo deputado federal Raul Henry (PMDB).

Biografia - O desembargador formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi procurador da Câmara Municipal do Jaboatão, secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Jaboatão, vice-presidente Jurídico da Federação Pernambucana de Futebol, advogado Trabalhista e Civilista de diversas empresas privadas e professor da Faculdade de Ciências Humanas.

Foi nomeado Juiz de Direito no dia 17 de abril de 1985, tendo atuado na Comarca de Carnaíba, passando pelas Comarcas de João Alfredo, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. No Recife, exerceu o cargo de Juiz Titular da 12ª Vara Cível durante mais de 12 anos.  Ele foi também assessor especial dos vice-presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco Mário Alves de Souza Melo e José Antônio Macêdo Malta.


Em 13.09.2012, às 19h20