Solenidade celebra 99 anos do nascimento de Miguel Arraes

“Arraes vive”. A frase, inscrita nas camisetas de diversas pessoas presentes no plenário da Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (15), saudava a figura e as ideias do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005). Exilado pela ditadura militar, ele se tornou um símbolo da esperança na democracia. Reunidos em uma solenidade requerida por sua neta, a vereadora Marília Arraes (PSB), admiradores, familiares e personalidades do mundo político prestigiaram o 99º ano do seu nascimento.

Ao se pronunciar na tribuna, Marília Arraes recuperou o histórico político de seu avô. “Foi deputado estadual, deputado federal, prefeito e governador por três vezes, eleito pelo voto popular. Chegou a ser discriminado pela fina flor da sociedade pernambucana, pois ‘vinha da poeira’ e trabalhava pelos mais necessitados. Todas as suas ações, sem exceção, tinham como foco a busca pela justiça social”.

A vereadora fez questão de lembrar o caráter popular das ações de Miguel Arraes. “Essas ações revolucionárias e à frente do seu tempo lhe renderam o rótulo de comunista. Foi cassado, preso, exilado junto com sua família. No aniversário de Arraes, a nossa maior homenagem deve ser uma atuação conectada com as forças populares, para buscar, de fato, a conscientização política e a justiça social”.

Representando a Prefeitura do Recife, o secretário de Relações Institucionais do município, Fred Oliveira, enalteceu a memória do ex-governador. “Arraes e Agamenon Magalhães são, sem sombra de dúvidas, os maiores expoentes da política pernambucana. Ele pertenceu a uma geração da qual eu fui aluno e admirador”.

A deputada estadual Teresa Leitão (PT) falou da importância de honrar aqueles que enobrecem a atividade política. “A manutenção da lembrança de um político é também a afirmação do valor da política. Ao lembrar o político que foi Arraes, lembramos os valores que ele defendeu. O nome Arraes traz um desafio muito grande e a vereadora Marília Arraes tem mantido isso com muita determinação”.

O ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) também lembrou o histórico de Miguel Arraes e fez considerações sobre o atual momento político do Brasil. “Nós aprendemos a admirá-lo pela sua história de luta e resistência. Era um político indomável. Mantinha sua posição anti-imperialista e uma visão sempre à esquerda. Eu lembro os momentos de seu retorno, a aclamação do povo de Pernambuco. A volta de Arraes significou uma nova esperança. Nos momentos de hoje, é importante lembrar que nossa luta pela democracia continua”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa. “Eu me sinto profundamente honrado em presidir uma reunião que presta homenagem a Arraes. Na condição de jovem participei da luta pela volta de Dr. Arraes. Nós saíamos às ruas com vontade de militar. Arraes vive”.

Também participou da homenagem o presidente interino da Hemobrás, Marcos Arraes, filho do homenageado e pai de Marília Arraes.

Em 15.12.2015, às 12h27